Topo

OPINIÃO

Perrone: Suposto racismo a Edenilson tem que ser apurado. É caso de polícia

Do UOL, em São Paulo

14/05/2022 22h45

O empate por 2 a 2 entre Internacional e Corinthians, neste sábado (14) pelo Brasileirão, ficou marcado por uma polêmica. No segundo tempo, aos 30 minutos, Edenilson, do Inter, acusou Rafael Ramos, do Timão, de racismo. O jogo ficou paralisado por cerca de cinco minutos.

Na Live do Corinthians, programa do UOL Esporte logo após as partidas do Timão, os jornalistas Vitor Guedes e Ricardo Perrone comentaram sobre a polêmica. Eles esperam que haja uma investigação adequada sobre o episódio, para determinar se realmente houve alguma ofensa de cunho racista a Edenílson, que já jogou no Corinthians.

"Não podemos colocar a palavra da vítima em dúvida. É difícil comentar sobre isso, pois extrapola o futebol. É crime. Só espero que tudo seja muito bem apurado e que o Corinthians, como todos os outros clubes, faça um trabalho muito forte de prevenção para não haver sombra de dúvidas e a mínima chance de isso acontecer", opinou Perrone.

A reação dos atletas após o episódio chamou a atenção de Vitão. "Durante o jogo, o Edenílson acusou o Rafael Ramos de racismo e ficou muito irritado, pois ele o teria chamado de 'macaco'. Durante a transmissão, nenhuma imagem mostra essa cena, mas eu, pelo menos, não tenho motivo algum para desacreditar a vítima. A reação dos jogadores foi muito nervosa", disse o colunista do UOL.

Vitão lembrou outro caso polêmico envolvendo um jogador do Corinthians. No ano passado, o defensor Danilo Avelar, que hoje atua pelo América-MG, admitiu ter feito uma ofensa racista em uma live do jogo CS:GO (Counter-Strike: Global Offensive). O Corinthians rescindiu o contrato do jogador, que se desculpou e disse 'se sentir envergonhado', após o episódio.

"Logo em seguida {ao suposto caso de racismo contra Edenílson], o Vitor Pereira tirou o Rafael Ramos de campo. Na minha opinião, já deveria ter saído no intervalo, pois fazia uma atuação horrorosa. O Corinthians já teve o caso do Danilo Avelar, que ficou afastado até ser emprestado para o América-MG. Que as imagens esclareçam. Ninguém merece conviver com racistas, que são a escória da sociedade. Mas também ninguém merece a pecha de racista se não for", comentou Vitão.

Para Perrone, a polêmica ocorrida no Beira-Rio deve ser investigada a fundo. "É um tipo de coisa inaceitável, em qualquer circunstância. Tem que ser apurado. É caso de polícia. Se aconteceu, tem que haver boletim de ocorrência e uma investigação. O Corinthians é interessado que isso seja esclarecido de qualquer forma, seja para mostrar à sociedade que não tolera esse tipo de coisa, seja para mostrar se o jogador for inocente", comentou o colunista do UOL.

Vitão também espera que o caso seja esclarecido logo e que, conforme o desfecho, as providências cabíveis sejam tomadas. "Tomara que isso fique muito claro rapidamente e a verdade venha à tona, tanto para o Rafael Ramos não ficar com a pecha de racista, se não foi o caso, nem para o Corinthians conviver com esse tipo de gente, se for o caso", concluiu.

Não perca! A próxima edição da Live do Corinthians será na terça-feira (17), logo após a partida contra o Boca Juniors pela Libertadores. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Corinthians no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no YouTube.