Topo

'Blindado', Hugo alcança marca no Fla e pode diminuir pressão sobre Sousa

Hugo Souza, goleiro do Flamengo, em treino no Ninho do Urubu - Alexandre Vidal / Flamengo
Hugo Souza, goleiro do Flamengo, em treino no Ninho do Urubu Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo

Letícia Marques

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/05/2022 04h00

O Flamengo encara o Ceará hoje (14), às 16h30 (de Brasília), na Arena Castelão, pelo Campeonato Brasileiro, em meio a uma turbulência dentro e fora de campo. Porém, o duelo de logo mais é especial para o goleiro Hugo. Abraçado pelo técnico Paulo Sousa, o camisa 45 completa 60 jogos com a camisa rubro-negra em um momento que busca se firmar ainda mais na equipe e aliviar a pressão sobre o treinador.

O Vozão, com três pontos, quer se afastar da zona de rebaixamento, enquanto o time da Gávea, com cinco pontos, busca alcançar a primeira metade da tabela.

Cria da base do Flamengo, Hugo é, no momento, titular e assume a função diante das lesões de Santos e Diego Alves, nomes mais experientes para a função. No entanto, cabe destacar que desde a chegada de Paulo Sousa, o goleiro possui uma atenção especial no Ninho do Urubu.

A comissão técnica do português enxergou diversas qualidades no jovem e utilizam o treinamento diário no CT para lapidar o 'diamante', como Hugo é chamado por Paulo Grilo, preparador de goleiros. Além do trabalho com os pés e posicionamento corporal, a equipe de Sousa investe no psicológico do atleta.

Dono de personalidade forte, a comissão técnica reforça a necessidade do equilíbrio emocional para que Hugo mantenha um passo a frente na competição pela titularidade. Em meio a isso, nos momentos em que o jovem recebeu críticas por conta da atuação, Paulo Sousa 'bancou' o goleiro - como aconteceu após a derrota para o Botafogo

Contra o Ceará, Hugo completará 60 jogos com a camisa profissional do Flamengo, sendo 20 nesta temporada. Ou seja, o goleiro que mais atuou sob o comando de Paulo. Ao todo, foram 13 gols sofridos, média de 0,68 por partida.

Neste momento conturbado, Hugo tem a missão de retribuir o voto de confiança dado por Paulo. Alvo de pressão e de muitas críticas, o português segue à frente do Flamengo por ter o respaldo do departamento de futebol.

Virada de chave

Apesar do destaque com Paulo Sousa, a trajetória de Hugo Souza ganhou destaque com Renato Gaúcho. O jovem era considerado o terceiro goleiro na hierarquia e vivia assombrado pelas falhas contra o São Paulo.

Na ocasião, Diego Alves era o goleiro titular da equipe, e Renato se reuniu com Hugo e Gabriel Batista. Em uma conversa franca, o treinador abriu o jogo e afirmou que quem estivesse em melhor condição se tornaria o reserva imediato da posição.

Internamente, este momento é visto como a virada de chave da carreira de Hugo. O goleiro imediatamente iniciou trabalhos complementares na academia. Não à toa, adquiriu o melhor percentual de gordura desde que chegou ao profissional. Na sequência, o camisa 45 ganhou espaço com Renato e se consolidou com a chegada de Paulo Sousa.

FICHA TÉCNICA:

CEARÁ x FLAMENGO
Competição:
Campeonato Brasileiro - Sexta rodada
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Dia: 14 de maio de 2022, sábado
Horário: 16h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (Fifa/SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-Fifa/SP)

CEARÁ: João Ricardo; Michel, Messias, Lacerda, Bruno Pacheco; Lucas Ribeiro, Geovane, Vina; Cléber, Lima (Erick), Mendoza. Técnico: Dorival Júnior

FLAMENGO: Hugo; Matheuzinho, Pablo, David Luiz e Ayrton Lucas, Willian Arão, João Gomes, Everton Ribeiro, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Paulo Sousa.