Topo

Palmeiras

Palmeiras: Abel quase não usa campeões da Copinha, mesmo com cobertor curto

Jogadores do Palmeiras celebram título da Copinha 2022 após vencer final contra o Santos - Marcello Zambrana/AGIF
Jogadores do Palmeiras celebram título da Copinha 2022 após vencer final contra o Santos Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Gabriel dos Santos

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/05/2022 04h00

Apesar do inédito título da Copinha, conquistado em janeiro, a nova safra das crias da Academia do Palmeiras tem tido raras chances com o técnico Abel Ferreira no elenco profissional, mesmo em meio à maratona de jogos, viagens e diversas competições disputadas na temporada. Juntas, seis promessas somam apenas 210 minutos no time profissional, ou seja, dois jogos e meio.

Abel, que construiu parte de sua vitoriosa campanha no Palmeiras com participação fundamental de garotos revelados pelo clube, como Danilo, Patrick de Paula, Gabriel Menino, Renan e Gabriel Veron, mudou a postura nesta temporada e freou a empolgação da nova geração de revelações.

Conhecido por respeitar processos e não queimar etapas, o português leva parte dos campeões da Copinha constantemente para treinamentos com o time principal, mas quase não dá oportunidades aos garotos em partidas do profissional.

São os casos de Giovanni, Bicalho, Fabinho, Garcia, Vanderlan e Gabriel Silva, por exemplo. Os seis somados, desconsiderando acréscimos, atuaram por 210 minutos no profissional, de acordo com o site "oGol".

Veja os números das crias da Academia com Abel no profissional:

Giovanni: cinco jogos (último em 9 de abril) e 155 minutos em campo
Bicalho: um jogo (em 27 de fevereiro) e 4 minutos em campo
Fabinho: um jogo (em 27 de abril) e 1 minuto em campo
Garcia: um jogo (em 20 de março) e 24 minutos em campo
Vanderlan: um jogo (em 20 de março) e 13 minutos em campo
Gabriel Silva: um jogo (em 20 de março) e 13 minutos em campo

Além dos citados, há obviamente Endrick, de 15 anos, maior aposta do Palmeiras nas categorias de base. Apesar de toda a expectativa colocada em cima da joia, principalmente após a Copinha, Abel optou por mantê-lo em formação no time sub-20, ao invés de promovê-lo de forma precoce ao profissional.

Com a classificação garantida com duas rodadas de antecedência na Libertadores, Abel pode ter a chance de descansar os jogadores que atuam com frequência e ao menos relacionar os garotos da base nos jogos contra Emelec-EQU, na próxima quarta (18), e Deportivo Táchira-VEN, no dia 24, ambos no Allianz Parque.

Além da competição continental, o Palmeiras também se garantiu nas oitavas de final da Copa do Brasil (ainda aguarda o adversário), mas teve um início irregular no Brasileirão, com uma vitória em cinco jogos.

Para o jogo de amanhã (14), às 16h30, contra o Red Bull Bragantino, no Allianz, pela sexta rodada do torneio nacional, Abel deve mandar força máxima a campo.

Palmeiras