Topo

OPINIÃO

Mattos: Globo comemorou vitória sobre o SBT como uma Copa do Mundo

Colaboração para o UOL, em Aracaju

13/05/2022 16h21

Após romper contrato com a Conmebol em meio à pandemia de Covid, a Globo superou a concorrência do SBT e venceu a disputa pelos direitos de transmissão da Libertadores na TV aberta. A emissora de Sílvio Santos, que transmitiu as duas últimas edições da competição continental, vencidas pelo Palmeiras, acabou ficando com a Sul-Americana. Na TV fechada, o SporTV (do Grupo Globo) foi superado por ESPN e Paramount.

Na Live do Danilo e do Vitão, transmitida pelo UOL Esporte toda segunda, quarta e sexta às 15h, os jornalistas Danilo Lavieri, Vitor Guedes e Rodrigo Mattos destrincharam os bastidores da disputa pela Libertadores. Segundo Mattos, a Globo comemorou a vitória sobre o SBT como se fosse uma Copa do Mundo. Focada em conseguir os direitos de transmissão, a emissora dos Marinho fez inclusive uma concessão comercial à Conmebol.

"A Globo volta diferente, a gente vai ver na Globo os anúncios dos patrocinadores da Libertadores, coisa que ela nunca fazia antigamente, porque havia concorrência com seus próprios patrocinadores. Isso foi uma concessão."

"A Libertadores era muito estratégica para a Globo, havia muita tensão, coisa de Copa do Mundo, esperando para ver o resultado, foi muito importante para ela", afirmou Mattos.

O colunista do UOL explicou ainda o porquê de a Globo não ter conseguido também os direitos de transmissão da TV fechada, que acabaram ficando com os canais dos grupos Disney e Viacom.

"O SporTV não conseguiu levar porque os pacotes de TV paga são mais caros e estão dando mais dinheiro. A Globo não conseguiu concorrer com a Disney e a Paramount, que é um grupo gigantesco. A Viacom é um grupo com muito dinheiro que está investindo forte no futebol e estava procurando no Brasil um produto específico para entrar no mercado, porque na Argentina eles têm o futebol aberto, e aqui eles querem concorrer com os pacotes de streaming que já existem."

"Hoje o mercado da TV paga tem a maior parte dos jogos, na Inglaterra é assim, você tem poucos jogos em TV aberta, infelizmente, a tendência no Brasil é cada vez mais acontecer isso", explicou Mattos.

A disputa entre Globo e SBT estava quente nos bastidores. Após o anúncio da Conmebol, alguns jornalistas da emissora carioca quebraram o protocolo e comemoraram a vitória sobre a rival. Mattos detalhou o enredo da disputa.

"A Globo rompeu contrato alegando a pandemia, o SBT substituiu, a Globo fez um acordo com a Conmebol e foi processada, e agora veio concorrer de novo. Chegou a ir para o segundo round com o SBT, mas ontem o Conselho da Conmebol definiu a Globo como vencedora."

A próxima edição da Live do Danilo e do Vitão será na segunda (16). Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.