Topo

OPINIÃO

Arnaldo Ribeiro elogia Jandrei: 'Hoje o São Paulo joga com 11 jogadores'

Do UOL, em São Paulo

13/05/2022 17h03

Enquanto Tiago Volpi está perto de ser negociado pelo São Paulo, o goleiro Jandrei, contratado para a atual temporada e que assumiu a titularidade do time comandado por Rogério Ceni, conseguiu se adaptar à forma de jogar que o treinador gosta, participando ativamente da construção do jogo com a bola nos pés.

No podcast Posse de Bola #227, Arnaldo Ribeiro elogia Jandrei e afirma que o São Paulo consegue hoje atuar como se tivesse 11 jogadores de linha, com Jandrei muitas vezes fazendo o que seria uma linha de quatro zagueiros na vitória sobre o Juventude pela Copa do Brasil, na Arena Barueri.

"O goleiro foi muito bem e tem ido muito bem, esse é um fato que passa às vezes em segundo plano, mas hoje o São Paulo joga com 11 jogadores e não faz saidinha toda hora. O São Paulo joga com um jogador a mais na linha, que é o Jandrei, o Jandrei não é um goleiro espetacular, mas ele é um bom goleiro e ele participa da construção do jogo discretamente e ele ocupa uma área do campo que poderia ser ocupada por um jogador de linha", diz Arnaldo.

"O São Paulo não jogou com três zagueiros contra o Juventude, jogou com quatro zagueiros, linha de quatro, três zagueiros e o Jandrei, foi assim que o São Paulo jogou. Fez muita diferença em relação ao São Paulo do Tiago Volpi e acho que isso também é um mérito do Ceni por ter requisitado a contratação do Jandrei e por ter rapidamente colocado ele no time, no sistema de jogo", completa.

O jornalista se diz surpreso com a escalação definida por Rogério Ceni para o jogo com o Juventude, destacando a importância do zagueiro Diego Costa para o funcionamento do sistema defensivo com a linha de três.

"Me surpreendi completamente com a escalação, completamente surpreendente não só pelos três zagueiros, como outras opções, mas acho que o São Paulo passou com méritos. Muito porque os jogadores do sistema defensivo do São Paulo jogaram muito bem ou vêm jogando muito bem", diz Arnaldo.

"O Diego Costa, que era um zagueiro que surgiu com o Fernando Diniz, teve uma grande queda no ano passado e ressurgiu com muita força esse ano, renovou contrato e foi capitão do time, o Ceni dá a braçadeira, meritocracia e aquela coisa toda, mesmo sendo um menino, porque fala bastante, gesticula, dá botinadas, põe dedo na cara. Jogador de futebol tem que jogar bola e se impor, ele faz as duas coisas", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.