Topo

Copa do Brasil - 2022

Fla ganha reforço de Rodrigo Caio em meio a pressão e indefinições na zaga

Rodrigo Caio agradece apoio da torcida do Flamengo em seu retorno após lesão, na partida contra o Altos-PI - Gilvan de Souza/CRF
Rodrigo Caio agradece apoio da torcida do Flamengo em seu retorno após lesão, na partida contra o Altos-PI Imagem: Gilvan de Souza/CRF

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

12/05/2022 04h00

O Flamengo ganhou o reforço de um velho conhecido. Após cinco meses sem atuar, o zagueiro Rodrigo Caio retornou aos gramados na vitória por 2 a 0 sobre o Altos-PI, ontem (11), em Volta Redonda, na partida em que o time garantiu vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. A volta do zagueiro acontece em meio a um momento de pressão —além disso, o técnico Paulo Sousa busca ajustes no time, analisando também o sistema defensivo.

O jogador ainda não havia atuado em 2022, após complicações no joelho direito em função uma cirurgia realizada no fim do ano passado. Diante de algumas incertezas, o Rubro-Negro chegou a buscar reforços para o setor, e acertou com Fabricio Bruno e Pablo.

Remanescente do elenco de 2019, Rodrigo Caio, inclusive, utilizou a braçadeira de capitão diante do time do Piauí. Ele atuou por 45 minutos no triunfo. De acordo com dados do Sofascore, o camisa 3 acertou 96% dos passes, venceu três de quatro duelos e não cometeu faltas.

O efusivo abraço de Gabigol, autor do primeiro gol, inclusive, mostra que o zagueiro pode ajudar também no que diz respeito ao ambiente.

"Fui bem claro ao departamento médico. Só vou voltar quando eu me sentir 100%, saudável novamente, e hoje posso dizer que estou saudável. Espero que, com o decorrer dos jogos, possa me sentir melhor", disse, ao sair do Raulino de Oliveira, em trecho de um forte relato.

Paulo Sousa, após a derrota para o Botafogo, no último domingo, pelo Brasileiro, já havia indicado que a necessidade de uma maior consistência na capacidade defensiva, citando a possibilidade de poder contar novamente com alguns nomes.

"Temos que melhorar nossa capacidade na capacitação defensiva, isso sim. A volta de alguns jogadores vai dar uma melhor capacidade defensiva. Esse é um ano sensível, há uma ruptura e uma reconstrução de processos. Precisamos dar consistência e acreditar convictamente neles", afirmou, na ocasião.

Gabigol comemora com Rodrigo Caio seu gol, na partida entre Flamengo e Altos-PI - Gilvan de Souza/CRF - Gilvan de Souza/CRF
Imagem: Gilvan de Souza/CRF

"Como disse, poderíamos ser mais consistentes se tivéssemos todos os jogadores disponíveis, estamos recuperando vários. Acho que em breve vamos ter", apontou, em outro momento, à época.

O retorno de Rodrigo Caio acontece não apenas em um momento de pressão sobre o elenco e comissão técnica, mas também com contestação ao departamento médico. O assunto, inclusive, foi colocado à mesa durante entrevista coletiva, e Paulo Sousa defendeu o trabalho realizado no setor.

Questionado se faltava "transparência", o treinador apontou não ver necessidade de "uma coletiva do departamento médico para explicarmos as lesões".

"Nós olhamos hoje para o DM e não há um grande número de jogadores que precisam recuperar. Há um trabalho que precisa ser feito e, como eu venho a dizer, acreditamos muito no trabalho do Tannure e na equipe toda. Nós refletimos todos os dias, temos reuniões todas as manhãs para tomarmos as melhores decisões. Vejo constantemente uma procura e uma confiança dos nossos atletas com o DM. Não sei de que forma pode faltar transparência, você acha necessário uma coletiva do Tannure? Isso é um processo do Flamengo? Ou todos os clubes são assim? É constante? Procuramos o melhor para o Flamengo, procuramos ter todo mundo disponível o mais rápido possível à disposição para tomar as melhores decisões possíveis. Eu não vejo necessidade, mesmo na Europa eu não vejo como necessário uma coletiva do departamento médico para explicarmos as lesões. Nós informamos".