Topo

OPINIÃO

Lavieri: Palmeiras perde Danilo para seleção, mas tem culpa por calendário

Do UOL, em São Paulo

12/05/2022 04h00

A quarta-feira (11) foi especial para Danilo. O meio-campista do Palmeiras foi convocado pela primeira vez para a seleção brasileira e, horas mais tarde, fez um dos gols da vitória por 2 a 1 do Palmeiras sobre a Juazeirense, que selou a classificação da equipe para as oitavas de final da Copa do Brasil. A presença do jogador na lista de Tite, porém, pode ter um efeito negativo para o Verdão.

Na Live do Palmeiras, programa do UOL Esporte logo após as partidas do Verdão, os jornalistas Alicia Klein e Danilo Lavieri comentaram os dois lados da convocação de Danilo: o da realização profissional do jogador e o da dor de cabeça para o Palmeiras, que não contará com um de seus jogadores mais importantes por um período razoável.

"É positivo para o Danilo e para sua carreira ter sido convocado para a seleção brasileira, mas é um problema para o Palmeiras. É curioso. O clube pediu o adiamento da partida contra o Santos, marcado para o dia 29. O Danilo não poderia disputar esse jogo caso tivesse que se apresentar à seleção no dia 26. Na última reunião da CBF, o Palmeiras assinou um contrato de quatro anos para fazer o estadual com 16 datas. O Palmeiras tem que batalhar pelos seus direitos, mas tem muita culpa no calendário brasileiro atual, assim como todos os outros clubes", criticou Lavieri.

Klein destacou a qualidade de Danilo e que ele faz jus à convocação para a seleção. "A primeira convocação de todo jogador é especial. Se os torcedores do Palmeiras forem pragmáticos, há um lado bom da convocação do Danilo que é possivelmente valorizá-lo ainda mais. A probabilidade de o Palmeiras conseguir mantê-lo na próxima janela é muito pequena. É um jogador que está pronto para brilhar na Europa, de altíssima qualidade, completo e muito valioso", elogiou.

Lavieri chamou a atenção para a reclamação do Palmeiras, que se estende às queixas feitas por outros times, por perder jogadores para a seleção. O colunista do UOL lembrou que, quando os clubes têm a oportunidade de pleitear mudanças, acabam chancelando os interesses da CBF e das federações.

"O Palmeiras está se sentindo prejudicado agora. Há pouco, era o Flamengo. Mas os clubes não fazem nada para mudar o calendário. Esperam acontecer para lamentar e reclamar. Como técnico, o Abel tem toda razão de reclamar, mas o Palmeiras, como instituição, não faz nada para mudar essa situação, assim como os outros clubes. Enquanto os times continuarem achando normal, continuaremos vendo essa situação", lamentou.

Klein concorda e também critica a postura dos clubes. "Estar na seleção brasileira pode acrescentar alguns milhões de euros aos cofres do Palmeiras no momento em que ele for vendido. Do ponto de vista do calendário, os clubes não podem se fazer de vítimas. Em troca do apoio da CBF à sua liga, que não sai, os clubes venderam seu voto para manter a estrutura política da CBF, que inclui as datas dos estaduais e o calendário como ele é hoje", completou a colunista do UOL.

Não perca! A próxima edição da Live do Palmeiras será no sábado (14), logo após a partida contra o Red Bull Bragantino pelo Brasileirão. Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Palmeiras no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.