Topo

OPINIÃO

Klein: Tite está fechando ciclo. Chances de Veiga na seleção diminuem

Do UOL, em São Paulo

12/05/2022 04h00

Ao divulgar nesta quarta-feira (11) a lista de convocados da seleção brasileira para os próximos amistosos, Tite deixou Raphael Veiga fora mais uma vez. A ausência do meio-campista, um dos destaques do Palmeiras, gerou protestos dos torcedores, que xingaram o treinador durante a vitória por 2 a 1 do Verdão sobre a Juazeirense pela Copa do Brasil.

Na Live do Palmeiras, programa do UOL Esporte logo após as partidas do Verdão, os jornalistas Alicia Klein e Danilo Lavieri comentaram sobre a nova ausência de Raphael Veiga entre os convocados da seleção. Para ambos, está claro que as chances de o jogador do Palmeiras vestir a camisa amarela são reduzidas.

"Ele já deu oportunidades a jogadores que mostraram muito menos do que o Veiga. O mínimo é dar essa oportunidade. Se ele não se adaptar ao estilo de jogo da seleção e ao esquema tático do Tite, não o chame mais. O que me espanta é ser um jogador dessa qualidade completo, em uma posição na qual o Tite parece ainda não ter tomado a decisão de como vai jogar. No meio-campo, cabe essa opção", avaliou Klein.

Para a colunista do UOL, Veiga faz por merecer uma chance na seleção há tempos. "Vejo a opção de deixar Coutinho ou Paquetá fora e fazer esse teste. Confesso que me surpreendeu menos chamar o Danilo, porque essa é a penúltima convocação. É a oportunidade de os jogadores estarem juntos por mais tempo antes da Copa do Mundo. O ciclo e o círculo do Tite estão se fechando. Era improvável que ele fizesse grandes novas convocações. Ele vai fechando a porta para quem não teve chance. Nesses últimos dois anos, o Raphael Veiga, que ganhou tudo, da qualidade que tem e atuando nesse nível, em comparação com outros jogadores que o Tite já levou, a mim surpreende. Acho um absurdo ele não ter uma única chance em dois anos", criticou.

Klein questionou os critérios utilizados por Tite, que já convocou atletas em fase menos produtiva que a de Raphael Veiga. "O que me espanta é o Veiga não ter alguma oportunidade, não apenas nessa convocação, mas também nas anteriores. São dois anos dele sendo consistentemente um dos melhores jogadores do Brasil. Vimos, em alguns momentos, jogadores que atuam por aqui sendo convocados e não estavam em grande fase, como o Everton Ribeiro, por exemplo", comentou.

Lavieri também gostaria de ver o meio-campista palmeirense na seleção. "Talvez o Raphael Veiga teria dificuldades para se adaptar ao ritmo da seleção, mas deveria ser testado de qualquer forma. Como o Danilo roubou a vaga do Arthur, gostaria de ver o Veiga tendo uma chance no lugar do Philippe Coutinho. Não que eles façam exatamente a mesma coisa, mas brigam pela mesma vaga", finalizou o colunista do UOL.

Não perca! A próxima edição da Live do Palmeiras será no sábado (14), logo após a partida contra o Red Bull Bragantino pelo Brasileirão. Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Palmeiras no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.