Topo

Ryan Reynolds é dono de time inglês sensação e patrocinado pelo TikTok

O ator Ryan Reynolds cumprimenta torcedores do Wrexham AFC nas tribunas do estádio Racecourse Ground - Reprodução
O ator Ryan Reynolds cumprimenta torcedores do Wrexham AFC nas tribunas do estádio Racecourse Ground Imagem: Reprodução

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

11/05/2022 04h00

Estrela de filmes como "A Proposta", "Deadpool" 1 e 2 e "Lanterna Verde", o ator Ryan Reynolds tem um lado que Hollywood não conhece tão bem. Faz um ano e meio que ele é dono de um time de futebol no País de Gales em parceria com o também ator Rob McElhenney. Eles investiram mais ou menos 2 milhões de libras (R$ 15 milhões, na época) no clube, atraíram atenção internacional ao projeto e agora estão perto de dar um bom salto do ponto de vista esportivo.

Depois de 14 temporadas na National League, que é equivalente à quinta divisão do futebol inglês, o Wrexham AFC está muito próximo de conseguir o acesso para a Football League, que compreende League Two (Quarta Divisão) e League One (Terceira Divisão). Para os clubes locais só há duas divisões acima disso: Championship (Segunda Divisão) e Premier League, onde estão os astros de Liverpool, Chelsea, Manchester City e United. Vale lembrar que times do País de Gales são autorizados a disputar a liga inglesa.

O Wrexham é atualmente o líder da National League com 88 pontos. O segundo colocado Stockport County tem a mesma pontuação e um jogo a menos, que rola hoje (11). Depois disso só tem mais uma rodada pela frente, com todos os jogos no domingo. O primeiro colocado desta fase sobe direto de divisão, enquanto os outros seis mais bem classificados disputam um mata-mata para definir mais uma vaga. Ao menos nesse mata-mata o time de Ryan Reynolds já está, e tem chances de subir no fim de semana.

A sensação em todo o clube é fantástica. Mesmo em dias sem jogos, você pode sentir a positividade por causa do trabalho que ocorre dentro e fora do campo. Temos aqui um excelente grupo de jogadores, que estão tendo grandes resultados e divertindo públicos recordes; É claro que a promoção para a Football League é o principal objetivo, mas a sensação geral é de que o clube está indo na direção certa. Esperamos ser recompensados."
Ryan Grant, diretor de marketing e comunicação do Wrexham, ao UOL Esporte

Wrexham  - Reprodução - Reprodução
The Racecourse Ground, estádio do Wrexham AFC, tem batido recordes de público nesta temporada
Imagem: Reprodução

Boom nas redes sociais

O Wrexham é um dos clubes de futebol mais antigos do mundo, fundado em 1872. Antes de ser comprado por Ryan Reynolds vinha sendo administrado por uma associação de torcedores, então ficou muitos anos praticamente sem investimentos — só o básico para continuar existindo. Das 14 temporadas seguidas na quinta divisão, só sonhou com o acesso quatro vezes.

A nova administração mudou o patamar do clube esportivamente e também do ponto de vista financeiro. Nas redes sociais, por exemplo, o Wrexham comemorou em abril 150 mil novos seguidores. Isso significa meio milhão de fãs nas cinco principais plataformas e, por consequência, dinheiro. Com uma destas plataformas a relação é ainda mais profunda: em junho do ano passado, o clube começou a ser patrocinado pelo TikTok.

Wrexham  - Reprodução - Reprodução
Jogadores do Wrexham AFC comemoram gol. Camisa tem o logotipo do TikTok no centro
Imagem: Reprodução

O contrato tem mais um ano de validade e hoje a marca da rede social chinesa está no espaço principal da camisa.

Além disso, Ryan Reynolds e Rob McElhenney são os apresentadores dos vídeos de melhores momentos dos jogos da equipe no TikTok. Os atores dão uma linguagem informal e bem-humorada para uma produção que tinha tudo para ser engessada. "Esses vídeos despertam o interesse de todo o mundo no clube. Depois vem nosso trabalho de contar a história do clube e por que vale a pena segui-lo", diz Ryan Grant.

Ryan Reynolds também participa de comerciais de TV em que atua com jogadores da equipe e está produzindo uma série documental chamada "Welcome to Wrexham" (bem-vindos ao Wrexham). A produção foi comprada pelo canal FX, que pertence à Disney, mas ainda não tem previsão de estreia.

Ryan - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Ryan - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

"Tanto Rob, quanto Ryan foram muito generosos e isso é algo pelo qual somos gratos aqui no clube. É fácil ver o quanto eles se importam com o clube e a cidade como um todo. Ainda há muito que gostaríamos de alcançar e estamos todos empolgados com o que o futuro reserva, porque acho que as possibilidades são infinitas", aponta o diretor de marketing e comunicação.

Ryan Grant acredita que projetos como esse, em que um clube de futebol é ao mesmo tempo uma plataforma de entretenimento, indicam uma tendência no universo da comunicação.

Acho que estamos em uma posição realmente única aqui no Wrexham e, como resultado, não acho que exista um clube mais empolgante no futebol mundial no momento. Quando você combina a história do clube com seu potencial de crescimento e quem são os donos, parece uma receita de sucesso. Espero que aqueles que começaram a seguir o clube aproveitem a jornada."

O que vem pela frente?

Ryan Reynolds é muito conhecido nos bastidores de Hollywood por sua vida fora dos sets de filmagem como empresário. Um dos negócios mais divulgados foi a compra uma marca de gin chamada Aviation vendida dois anos depois por um valor muito mais alto. Ele também é dono de uma operadora de telefonia móvel e uma produtora de filmes. Além do Wrexham.

O caminho natural do clube galês é aumentar de valor com o tempo e um dia ser vendido pelos atores a outros investidores, mas Ryan Reynolds e Rob McElhenney não estabelecem data, nem confirmam esta hipótese. O plano manifestado publicamente por eles é colocar o Wrexham na elite do futebol inglês. Agora é só esperar pelas cenas dos próximos capítulos.