Topo

OPINIÃO

Colunistas: Tite acerta ao convocar Danilo, mas erra ao não chamar Veiga

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

11/05/2022 11h28

Classificação e Jogos

O técnico Tite realizou hoje (11) a convocação da seleção brasileira para os amistosos da equipe que serão realizados em junho, contra Coreia do Sul e Japão —o duelo contra a Argentina foi cancelado. O treinador chamou Danilo, meio-campista do Palmeiras, pela primeira vez, e manteve Raphael Veiga, um dos nomes mais pedidos por torcedores e imprensa, fora da lista.

E aí, Tite acerta ao convocar Danilo e não chamar Raphael Veiga? Fizemos essa pergunta aos colunistas do UOL Esporte. Confira as respostas:

Acerta em convocar Danilo, um exemplo para as outras Crias de onde é possível chegar com foco e talento. O Palmeiras que lute para sobreviver ao calendário sem ele e para mantê-lo na próxima janela. Não dar uma única chance a Raphael Veiga é incompreensível.
ALICIA KLEIN

Tite não deveria chamar ninguém atuando no Brasil, repito. Mas Danilo está em uma zona intermediária: joga aqui, mas é jovem e "tipo exportação". Logo estará lá, mesmo considerando a estabilidade financeira do Palmeiras. Aguenta bem o ritmo e a intensidade. Sobre Veiga, a concorrência é forte e Tite parece convicto sobre os jogadores para a função: serão Lucas Paquetá e Philippe Coutinho.
ANDRÉ ROCHA

Quem conhece o trabalho de Tite sabe que ele não faz grandes mudanças no grupo. Ele tem critérios, um deles é a manutenção do grupo com alterações pontuais. Com isso, sempre são poucas as novidades. Dessa vez, de maneira merecida, está Danilo.
ANDREI KAMPFF

Tite seria xingado de qualquer jeito. Se não chamasse Danilo e Veiga, ignoraria dois dos grandes jogadores do país no momento. Se chamasse qualquer um, seria criticado por desfalcar os clubes por causa do ridículo calendário brasileiro. Danilo merece muito a vaga, e Veiga poderia ser testado, mas já entendemos que Coutinho tem a confiança de Tite.
DANILO LAVIERI

Acho que erra ao convocar Danilo porque embora ele seja ótimo parece óbvio que não irá à Copa, tão jovem em posição tão decisiva. E a ausência de Veiga é apenas a demonstração de que Tite já sabe quem levará na posição. Agora, erro mesmo é a insistência com Daniel Alves?
JUCA KFOURI

Tite acerta ao testar Danilo. Danilo é um prospecto para o próximo ciclo, não necessariamente para a Copa atual. Veiga seria para o momento que ele vive mesmo, projeto de curto prazo. Merecia sim, ser lembrado. Weverton, que já tem vaga na Copa, poderia não ser chamado, para o Palmeiras não ser tão prejudicado.
JULIO GOMES

Tite acertou 50%. Danilo merece a chance. Veiga ficar de fora é um grande erro. Haverá poucas oportunidades de testes e Tite está perdendo o trem.
MENON

Ele foi muito bem ao chamar Danilo e Arana. Me surpreendeu positivamente. Mas, na hora de tirar um 10, trocou Raphael Veiga, que vem comendo a bola no Palmeiras, por Coutinho, que não joga nada há pelo menos quatro anos. Por isso, minha nota para a convocação de Tite é 7,34.
MILTON NEVES

Convocar Danilo foi um acerto. Não chamar Veiga foi um erro. Tite já classificou a seleção e tem o time praticamente pronto. Então, é hora de testar novas alternativas sem moderação.
PERRONE

A convocação de Danilo é um acerto; a não convocação do Raphael Veiga, uma injustiça.
RENATO MAURÍCIO PRADO

Tite acertou em cheio ao convocar Danilo. É um jogador com muitas qualidades, técnica e que vive uma excelente fase. Mas erra ao preterir Raphael Veiga, artilheiro do Palmeiras em 2021 e 2022 e que também atravessa um ótimo momento. Seria interessante testá-lo no lugar do Philippe Coutinho, por exemplo.
RODOLFO RODRIGUES

Acertou ao chamar Danilo, é um jogador dinâmico com enorme potencial. Mas, para ter vaga, terá de ter lista estendida da FIFA. Raphael Veiga vem bem, mas não vejo vaga ali para ele. Agora é bizarro, de novo, tirar Danilo, Weverton e Arana no meio do brasileiro. Mudou o presidente e a CBF não resolve o calendário.
RODRIGO MATTOS

O Tite acertou em levar Danilo. E errou em não levar Veiga e também Gagibol e Hulk, ainda mais em um cenário com 27 nomes lembrados. O treinador da seleção tem obrigação de levar e testar os melhores: o problema do calendário é da CBF, que "organiza", e dos clubes, covardes e coniventes que aceitam entrar em campo desfalcados em data Fifa.
VITOR GUEDES