Topo

OPINIÃO

Juca Kfouri dá cartão vermelho a Jorge Jesus: 'Tiro saiu pela culatra'

Do UOL, em São Paulo

10/05/2022 16h50

A última passagem de Jorge Jesus pelo Brasil teve um efeito devastador - para ele mesmo. O técnico causou grande alvoroço ao dizer, entre outras coisas, que queria voltar ao Flamengo e esperaria por uma resposta até o dia 20. As declarações, dadas ao colunista do UOL Renato Maurício Prado, geraram revolta não só dentro do clube da Gávea, mas também em outros profissionais no Brasil e em Portugal.

No programa Cartão Vermelho #10, transmitido ao vivo pelo UOL Esporte nesta terça-feira (10), os jornalistas Juca Kfouri e José Trajano discutiram sobre as polêmicas declarações de Jorge Jesus. Ambos reprovaram as atitudes do treinador e consideram que a imagem dele ficou bastante desgastada após o episódio.

"Houve uma tempestade incrível no Brasil e em Portugal. Ao que tudo indica, o tiro saiu pela culatra. O Flamengo se manifestou e disse que ele atrapalhou o trabalho do seu compatriota Paulo Sousa e que não a hipótese de ele voltar. Ele mesmo chegou a Lisboa e disse que não volta ao Brasil. Parece ter se dado conta de que pisou na bola e foi antiético", disse Juca.

Trajano, que mora em Portugal, contou que a repercussão do caso no país também foi ruim para Jorge Jesus. "Pegou muito mal para ele e o acusaram de trairagem e de falta de ética. A imprensa portuguesa repercutiu a opinião dos técnicos portugueses que trabalham no Brasil, como do próprio Paulo Sousa e do Vitor Pereira. Vários jornalistas trataram o assunto como trairagem e falta de ética", relatou.

Além da repercussão negativa de suas declarações, Jorge Jesus também tem contra si o trabalho ruim feito no Benfica, do qual foi demitido em dezembro, como destacou Trajano. "Ele está fechando com o Fenerbahce, da Turquia. Havia também outra proposta do futebol árabe. É o tamanho dele. Quando ele voltou para Portugal para dirigir o Benfica, foi um fiasco. O time terá que disputar a fase preliminar da Champions League, já que o Porto foi o campeão e o Sporting, vice. O jornalista, que você nota ser torcedor do Benfica, lasca o sarrafo nele, aproveitando que foi uma passagem ruim e essa atitude pegou muito mal", comentou o colunista do UOL.

Por conta de tantos episódios negativos, Juca não hesitou em dar um cartão vermelho ao treinador português. "Ele deu uma pisada ética na bola, cometeu um absurdo com o companheiro conterrâneo dele, o técnico Paulo Sousa, e foi de uma arrogância de se achar ais importante do que o Flamengo, cosia que nem o Zico é. Imagine se o Jorge Jesus poderia ser", criticou o colunista do UOL.

Para Trajano, toda a imagem positiva criada por Jorge Jesus com a vitoriosa passagem no comando do Flamengo ficou gravemente manchada. "Jorge Jesus está metendo os pés pelas mãos. Ele vai para a Turquia e o prestígio dele no futebol brasileiro ficou muito abalado. Aqui em Portugal já estava e ficou mais ainda", completou.

Não perca! A próxima edição do programa Cartão Vermelho será na próxima terça-feira (17) às 15h (horário de Brasília). Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.