Topo

Série B - 2022

Cruzeiro também faz notícia de infração por canto homofóbico de gremistas

Cantos da torcida do Grêmio no Independência foi alvos de notícia de infração do Cruzeiro - RODRIGO ZIEBELL/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
Cantos da torcida do Grêmio no Independência foi alvos de notícia de infração do Cruzeiro Imagem: RODRIGO ZIEBELL/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Lohanna Lima e Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

10/05/2022 18h30

Nesta terça-feira foi a vez de o Cruzeiro enviar uma Notícia de Infração Disciplinar Desportiva à procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por causa de cantos homofóbicos da torcida do Grêmio, no confronto realizado no Independência, no domingo passado, pela 6ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O clube gaúcho enviou uma notícia de infração ao STJD também por cantos homofóbicos da torcida do Cruzeiro.

A medida do Cruzeiro é uma resposta ao clube gaúcho, que nessa segunda-feira reuniu uma série de provas, como os áudios das transmissões da partida por televisão e também no rádio, e entregou ao STJD. Segundo informou o Tricolor, o objetivo é que haja a devida punição para que atos como este não se repitam no esporte.

Como a torcida do Grêmio também tem seus cânticos homofóbicos e que foram entoados durante a partida no Independência, o Cruzeiro repetiu o gesto da direção gremistas. O clube mineiro apresentou ao STJD algumas provas e também cobra uma punição aos torcedores adversários.

No início do segundo tempo, o Cruzeiro utilizou o Twitter para se posicionar contra os gritos homofóbicos da própria torcida, deixando claro que a diretoria não concorda com os xingamentos.

"Temos a torcida mais incrível e não precisamos de cantos homofóbicos para demonstrar isso. O Cruzeiro reitera o pedido para que qualquer canto nesse sentido nunca mais esteja em nossos ou quaisquer outros jogos. Combinado assim?".

A notícia de infração é um mecanismo que serve para comunicar aos órgãos competentes que determinada norma não foi respeitada. A parte interessada informa o descumprimento e, a partir de análise, o STJD poderá tomar providências.