Topo

Atlético-MG

Atlético-MG: Guga tem jogado mais como titular após dieta e ganho de massa

Lateral direito Guga faz trabalho especial para suportar o forte ritmo da temporada do Atlético-MG - Pedro Souza/Atlético-MG
Lateral direito Guga faz trabalho especial para suportar o forte ritmo da temporada do Atlético-MG Imagem: Pedro Souza/Atlético-MG

Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

10/05/2022 04h00

Guga chegou ao Atlético-MG na temporada 2019, após se destacar pelo Avaí na Série B, no ano anterior. Desde o primeiro dia na Cidade do Galo, o lateral direito alterna momentos entre titular e reserva. Na quarta temporada com a camisa alvinegra, o jogador de 23 anos faz trabalho especial para ter sequência maior de jogos. Com uma dieta especial, Guga ganhou massa muscular e tem pedido espaço, visto que tem atuado mais que Mariano, dono da vaga. É o que mostram os números deste primeiro semestre.

Titular desde a época de Cuca, Mariano disputou 13 partidas em 2022, contra 16 de Guga. O dono da camisa 2 vai ampliar esse número nos próximos dias, já que o companheiro de posição está lesionado. Guga estará em campo amanhã (11), contra o Red Bull Bragantino, em jogo antecipado pela sétima rodada do Brasileirão.

"Todo lateral tem que estar muito bem na defesa e participar sempre do ataque. É uma posição que exige muito. Esse ano, eu tenho me dedicado demais para evoluir muito fisicamente", comentou Guga, a explicar a mudança nos hábitos do dia a dia.

"Estava até conversando com nosso nutricionista, que tenho ganhado muito peso, massa magra, enfim. Tenho me sentido muito bem a cada dia, a cada mês. Isso tem me ajudado muito nessa evolução desse ano", acrescentou.

O trabalho não tem apenas a participação da nutrição do Atlético-MG, mas de toda a comissão técnica. Envolve fisiologista e preparador físico também. Apesar do calendário apertado, com média de um jogo a cada três dias, Guga tem feito trabalho programado, que ajuda no ganho de massa muscular.

"Mesmo sem tempo, a gente consegue fazer uns trabalhos de força, de potência, que têm sido muito importantes. O Cristiano [Nunes, preparador físico], sempre que consegue, coloca esses trabalhos para a gente, porque é importante para a sequência. Vai ser um ano muito difícil, muito apertado, mas precisamos nos doar ainda mais, não só dentro de campo, mas fora também."

A mudança na rotina foi uma necessidade que Guga percebeu que era necessária. Como tantos jogos e pouco tempo de recuperação, estar muito bem fisicamente é algo que vai fazer diferença daqui para frente. O Atlético, por exemplo, não tem uma semana livre para treinos desde o fim de março.

"Vida de jogador aqui no Brasil é muito pesada. Poucos que convivem sabem que a gente não tem tempo para nada. É futebol 100% do tempo, com viagem, jogo e concentração. Para isso, o extracampo é de extrema importância. A gente precisa abdicar de várias coisas e precisamos tentar nos recuperar o mais rápido possível, para estar pronto para o próximo jogo", completou o lateral.

Atlético-MG