Topo

Bragantino deixa cadeirantes assistindo a jogo abaixo do nível do campo

Torcedor deficiente do Bragantino assiste a jogo contra o Corinthians em restaurante do Nabi Abi Chedid - Divulgação/Twitter/@FeeeAlbuquerque
Torcedor deficiente do Bragantino assiste a jogo contra o Corinthians em restaurante do Nabi Abi Chedid Imagem: Divulgação/Twitter/@FeeeAlbuquerque

Marcello De Vico

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

09/05/2022 14h47Atualizada em 09/05/2022 19h03

Um torcedor com deficiência do Red Bull Bragantino encontrou problemas no Nabi Abi Chedid e precisou assistir parte do jogo contra o Corinthians, ontem (8), pelo Campeonato Brasileiro, no restaurante do clube, abaixo do nível do campo. A história foi relatada pela sobrinha e pela irmã do aficionado, Leonardo Marcel, nas redes sociais; o clube já emitiu um pedido de desculpas.

Segundo a irmã, Marianina Cristiane Benedito, Leonardo —que compareceu ao jogo numa cadeira de rodas, acompanhado do irmão— foi diretamente encaminhado ao restaurante do clube, já que o Nabizão hoje não conta com um setor específico para cadeirantes. Por lá, ele encontrou dificuldades para assistir à partida e, depois de reclamar, acabou sendo levado para um andar superior com a ajuda de bombeiros.

Além de Leonardo, outro aficionado, corintiano, também precisou assistir parte da partida entre Bragantino x Corinthians do restaurante.

"Como ele tem dificuldade de locomoção e hoje seria um jogo com grande público, compramos para ele um ingresso na arquibancada para portadores de necessidades especiais (setor amarelo com acessibilidade, por 70 reais cada ingresso) e chegando lá essa foi a surpresa.
O colocaram no restaurante, onde só se vê o jogo abaixo do nível do campo", publicou Nina.

"Ele se recusou (com razão) a assistir ao jogo, ficou de costas para o vidro dizendo que assistir na televisão ou ouvir no rádio é melhor. Depois de muita conversa até levaram a cadeira dele carregada para algum lugar, mas agora ele já está puto e não quer ficar no estádio", complementou, em postagem realizada ainda durante a partida.

Torcedor cadeirante do Bragantino assiste a jogo contra o Corinthians abaixo do nível do campo no Nabi Abi Chedid - Divulgação/Twitter/@FeeeAlbuquerque - Divulgação/Twitter/@FeeeAlbuquerque
Imagem: Divulgação/Twitter/@FeeeAlbuquerque

"Todos sabem o quanto o meu irmão é apaixonado pelo time do Bragantino. Antes da pandemia ele ia ao estádio assistir a todos os jogos, mas durante e após a pandemia esse é o primeiro jogo que meu outro irmão o leva ao estádio", lamentou.

Em conversa com a reportagem, Marianina, a Nina, revelou que Leonardo assistiu ao jogo do restaurante durante metade do primeiro tempo. Ainda segundo ela, os problemas começaram já no momento de estacionar o carro dentro do estádio.

"Acho que eles ficaram uns 25 minutos na parte de baixo, e aí meu irmão começou a reclamar com todo mundo, dizendo que ia embora. Aí alguém veio lá de dentro e os bombeiros civis ajudaram a levantar a cadeira do meu irmão e do outro torcedor que estavam olhando parede, perna de juiz, perna de repórter, porque não dava para ver campo, só essas coisas...", contou.

O meu irmão não tem só mobilidade reduzida. Ele sofreu um acidente, então o intelecto dele também é bem alterado. Ele tem 54 anos, mas a mentalidade dele é de uma criança, uma criança apaixonada por um time de futebol, que é o Bragantino

Torcedor deficiente do Bragantino conseguiu mudar de setor depois de muito reclamar - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Depois de reclamar, torcedor foi realocado na metade do primeiro tempo
Imagem: Arquivo pessoal

"Na hora que chegou para estacionar já foi muito difícil. Não queriam deixar entrar com o carro, e aí um policial ajudou a tirar do carro. A única rampa de acesso é a rampa para o restaurante, e lá já falaram: 'você vai ficar aqui'. O lugar do cadeirante lá é no restaurante mesmo, é ridículo", lamentou.

O Bragantino confirmou ao UOL Esporte que o espaço anterior destinado aos cadeirantes foi vetado pelos bombeiros e que, com isso, eles passaram a ser alocados no restaurante. Como o público não costuma ser grande e nem sempre o estádio recebe pessoas com deficiência, o clube admite que deixou a desejar e que esse ponto será corrigido para que nenhuma pessoa com deficiência volte a assistir aos jogos do restaurante.

Clube discute melhorias e convidará torcedor para treino

Também nas redes sociais, o Red Bull Bragantino aproveitou uma outra postagem, da sobrinha do torcedor, para reconhecer o erro e pedir desculpas pelo ocorrido.

"É realmente inadmissível que esse tipo de coisa aconteça em nosso estádio. Nós entramos em contato com os dois torcedores que sofreram com a situação e sabemos que, apesar de não apagar esse tipo de coisa, possamos compensar de alguma maneira. Sentimos muito!", disse o clube.

Procurado pela reportagem, o Bragantino informou que oferecerá um programa de sócio e um kit ao torcedor e ainda o convidará para assistir a um treino da equipe. Fora isso, a diretoria se reuniu para discutir melhorias e adaptações no estádio 'o mais rápido possível'.

Nina confirmou o suporte do clube: "Hoje eles entraram em contato, pedindo desculpa, e contaram como pretendem fazer a adaptação, prazo, etc. Se comprometeram a nos enviar foto de tudo que está sendo feito, quando começar, porque tudo isso tem um processo. Mas prometeram que essa mudança vai ocorrer e que isso vai ocorrer em breve".

"O Red Bull falou de levá-lo ao treino, assistir ao jogo com o Estudiantes [pela Libertadores], arrumar estacionamento dentro do próprio para o estádio para facilitar, dar carteirinha de sócio torcedor, e é isso", acrescentou.

O Bragantino saiu de campo derrotado pelo Corinthians, por 1 a 0, e caiu para o quarto lugar da tabela do Campeonato Brasileiro, com oito pontos. O time de Bragança Paulista volta ao Nabizão já nesta quarta-feira (11), quando recebe o Atlético-MG em jogo antecipado da sétima rodada.