Topo

Vasco melhora no fim, marca com Gabriel Pec e encosta no G4 da Série B

Anderson Conceição cabeceia a bola em confronto contra o CSA - WALLACE TEIXEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Anderson Conceição cabeceia a bola em confronto contra o CSA Imagem: WALLACE TEIXEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para UOL, em São Paulo

07/05/2022 20h55

Vasco e CSA entraram em campo na noite de hoje (7), em São Januário, para deixar o meio da tabela da Série B e encostar nos primeiros colocados. A improdutividade do setor de criação vascaíno e a falta de pontaria do Azulão pareciam encaminhar o jogo a um empate sem gols, mas os donos da casa melhoraram na reta final e garantiram a vitória por 1 a 0 com Gabriel Pec.

O resultado pela sexta rodada cola o Cruz-Maltino no G4, em quinto lugar, com dez pontos —os mesmos de Grêmio (terceiro) e Cruzeiro (quarto), que ainda jogam na rodada. A equipe alagoana permanece com seis, na 15ª posição.

O CSA volta a campo na próxima terça-feira, pela Copa do Brasil, quando visita o América-MG, às 19h (horário de Brasília).

O próximo compromisso do Gigante da Colina será pela sétima rodada da Segundona, no domingo (15), quando recebe o líder Bahia, às 16h.

Quem foi bem: Gabriel Pec

Apesar do desempenho fraco dos donos da casa até a segunda etapa, Gabriel Pec foi quem mais procurou o jogo e se movimentou no primeiro tempo. Na etapa final, o camisa 11 evoluiu e assustou a defesa do CSA em mais de uma oportunidade, inclusive obrigando Marcelo Carné a fazer uma grande defesa. A insistência foi premiada com o gol, aos 28 minutos do segundo tempo, quando, bem posicionado, o atacante se aproveitou de rebote após chute de Figueiredo e empurrou a bola para o fundo do gol.

Quem foi mal: Lucas Barcelos

Se o CSA entrou em campo com a missão de aproveitar os espaços oferecidos pelo adversário e contra-atacar, faltou combinar com Lucas Barcelos. O camisa 9 do Azulão se apresentou e buscou o jogo, mas desperdiçou duas ótimas oportunidades para marcar e colocar os visitantes em vantagem.

Vasco começa mal, cresce no fim e garante a vitória

A invencibilidade vascaína na Série B não condiz com o desempenho apresentado em campo no início do campeonato, com produção escassa no ataque e um deserto de ideias no setor de criação. E assim foi o confronto ante o CSA: o Vasco até avançou mais, mas chegou poucas vezes com perigo e sofreu para gerar boas oportunidades. O desempenho melhorou somente na reta final, e, após a pressão vascaína, o gol saiu dos pés de Gabriel Pec.

CSA aposta nos contra-ataques, mas peca na pontaria

Com a proposta de se defender fora de casa e surpreender no contra-ataque, o CSA seguiu bem os planos para o jogo em São Januário até o começo da etapa final. Porém, faltou acertar a pontaria. O Azulão chegou algumas vezes no contragolpe, e, atrapalhada pela pontaria, não conseguiu balançar a rede adversária. Com a pressão vascaína nos últimos 20 minutos, o time de Mozart ainda volta para Alagoas sem pontuar.

Substituições funcionam para o Gigante

Entre os mais criticados pela torcida no primeiro tempo e no início do segundo, Nenê e Getúlio de fato não faziam uma boa partida. Zé Ricardo os tirou de campo, e os substitutos Palacios e Figueiredo entraram bem, melhorando o desempenho ofensivo do Vasco. Foi de Figueiredo, inclusive, o chute na trave que, no rebote, culminou no gol de Gabriel Pec.

Casa cheia e vaias para Zé Ricardo

Embora respaldado pela diretoria e o elenco vascaíno, o técnico Zé Ricardo vive sob pressão com a torcida, insatisfeita com seu trabalho. Já na saída para o intervalo, os cruz-maltinos, que compareceram em peso a São Januário, vaiaram e lançaram ofensas contra o treinador após uma primeira etapa de pouca criatividade e produção.

Sequência em casa

O confronto ante o CSA foi o primeiro de uma sequência repleta de partidas em casa para o Vasco. Das próximas quatro, três (Bahia, Brusque e Grêmio) vão ocorrer em São Januário, e somente o duelo com o Guarani será como visitante. Pode ser a chance para os cruz-maltinos figurarem entre os primeiros colocados da Série B.

FICHA TÉCNICA

VASCO 1 X 0 CSA

Data e hora: 07/05/2022 (sábado), às 19h (horário de Brasília)

Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Douglas Marques das Flores (SP)

Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Fabrini Bevilaqua Costa (Fifa/SP)

VAR: Rafael Traci (SC)

Cartões amarelos: Halls (VAS), Yuri Lara (VAS), Andrey (VAS); Didira (CSA); Thiago Rodrigues (VAS)

Cartão vermelho: Bruno Nazário (VAS)

Gols: Gabriel Pec (VAS), aos 28 minutos do 2º tempo

VASCO: Thiago Rodrigues; Gabriel Dias, Quintero, Anderson Conceição e Edimar; Yuri Lara, Andrey Santos (Juninho) e Nenê (Palacios); Gabriel Pec (Luiz Henrique), Getúlio (Figueiredo) e Raniel. Técnico: Zé Ricardo.

CSA: Marcelo Carné; Igor (Dalberto), Lucão, Werley e Diego Renan; Geovane (Ernandes), Giva Santos, Didira (Gabriel) e Lourenço (Yann Rolim); Marco Túlio (Osvaldo) e Lucas Barcelos. Técnico: Mozart.