Topo

Brasileirão - 2022

América-MG vence o Atlético-MG, quebra tabu e supera rival na classificação

Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

07/05/2022 18h28

A fase do Atlético-MG no Campeonato Brasileiro não é nada boa. Após dois empates seguidos, o Galo foi derrotado pelo América-MG neste sábado, por 2 a 1, no Independência. Com o resultado, o time alvinegro foi superado pelo rival na classificação. Os gols da partida foram marcados por Iago Maidana e Cáceres, para o Coelho, enquanto Nacho descontou para o Atlético.

Pior do que o resultado, foi a atuação do Galo. Mais uma vez o atual campeão brasileiro deixou a desejar. Não fosse uma tarde inspirada do goleiro Everson e o resultado seria ainda pior. Na classificação do Brasileiro, o Atlético já perdeu uma posição e pode deixar o G4 nesta rodada, enquanto o América está na vice-liderança da competição.

Coelho aliviado, Galo derrubado

América colocou fim a uma série de marcas positivas construídas pelo Galo. O Coelho não vencia o clássico desde 2016 —eram 21 partidas sem bater o Atlético. Além disso, o Galo voltou a ser derrotado atuando em Belo Horizonte após quase um ano. Eram 41 partidas de invencibilidade na capital mineira.

Quem foi bem: Everson

O Atlético teve um começo de jogo desastroso, tanto que aos 20 segundos foi necessário que Everson evitasse o primeiro gol do América, numa jogada em que Juninho ficou sozinho com o goleiro atleticano. No momento de instabilidade do time alvinegro, Everson fez ainda outras três boas defesas.

Quem foi mal: Ademir

O atacante do Atlético-MG não foi vem no reencontro com o América, clube que defendeu até o fim do ano passado. Com dificuldade para finalizar, o camisa 19 deixou de criar boas oportunidades de gol.

O jogo do Atlético-MG: marcação frouxa

O América nem precisou atacar tanto para conseguir fazer dois gols no Atlético e criar outras boas oportunidades. Com uma marcação frouxa, o Galo sofreu bastante na parte defensiva. Aliás, tem se tornado uma rotina para a equipe alvinegra, que sofreu dois gols em cada uma das últimas três partidas pelo Brasileirão.

Lotou, mas nem tanto

Apesar de o mando do clássico ser do Atlético, a partida foi no Independência, já que o Mineirão recebeu um evento musical neste sábado. Para ceder o estádio ao rival, o América exigiu ficar com três setores da plateia. Os lugares destinados aos atleticanos estavam lotados, mas a torcida do América compareceu em pouco número.

Hulk leva cartão e é suspenso

De tanto reclamar com a arbitragem, Hulk foi amarelado e está fora do jogo do Atlético-MG com o Red Bull Bragantino, na quarta-feira. Primeiro, o camisa 7 do Galo teve uma conversa com o árbitro Wilton Pereira Sampaio, mas seguiu se queixando. O amarelo foi aos 16 minutos do primeiro tempo.

VAR acertou

Nacho Fernandez, do Atlético-MG, comemora gol contra o América-MG pelo Brasileirão - Fernando Moreno/AGIF - Fernando Moreno/AGIF
Nacho Fernandez, do Atlético-MG, comemora gol contra o América-MG pelo Brasileirão
Imagem: Fernando Moreno/AGIF

O Atlético chegou a empatar o clássico, com Nacho Fernández, que pego o rebote de uma bola chutada na trave. Mas a arbitragem assinalou impedimento do argentino. Após três minutos de análise do VAR, o gol alvinegro foi validado.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-MG 1 x 2 AMÉRICA-MG

Motivo: 5ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Independência, Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 7 de maio de 2022, às 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA/GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (FIFA/GO) e Fábio Pereira (TO)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN)
Cartões amarelos: Allan, Hulk, Réver e Keno (CAM); Juninho, Éder e Gustavinho (AFC)
Cartão vermelho: Felipe Azevedo (AFC)
Gols: Iago Maidana aos 6' minutos do primeiro tempo; Nacho Fernández aos 24' e Cáceres aos 35' do 2º

Atlético-MG: Everson, Guga, Alonso, Réver e Rubens (Calebe, aos 43' do 2º); Allan, Jair (Fábio Gomes, aos 39' do 2º), Zaracho (Keno, aos 12 do 2º) e Nacho; Ademir (Sávio, aos 12' do 2º) e Hulk. Técnico: Turco Mohamed.

América-MG: Jailson, Patric, Iago Maidana, Éder e João Paulo (Cáceres, no intervalo); Lucas Kal, Juninho (Conti, aos 29' do 2º) e Felipe Azevedo; Matheusinho (Pedrinho, no intervalo), Gustavinho (Aloísio, aos 11' do 2º) e Henrique Almeida (Índio Ramirez, aos 11' do 2º). Técnico: Vagner Mancini.