Topo

Brasileirão - 2022

Sob olhares de Felipão, Athletico-PR vence Ceará no 1º jogo sem Carille

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/05/2022 22h28

No primeiro jogo sem Carille e sob olhares do novo treinador Felipão, o Athletico-PR venceu o Ceará por 1 a 0 na noite de hoje (7), na Arena da Baixada, em duelo válido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. O gol da partida foi marcado pelo lateral-esquerdo Abner Vinícius, e Terans ainda desperdiçou um pênalti.

Com o resultado, o Furacão volta a ganhar após três jogos e chega aos seis pontos, ocupando neste momento a 11ª colocação na tabela. O Ceará, por sua vez, segue com três pontos e pode terminar a rodada na zona de rebaixamento. O Vozão está em 16º.

As duas equipes voltam a campo no meio de semana, mas pela Copa do Brasil. Na terça (10), às 21h30, o Athletico-PR recebe o Tocantinópolis na Arena da Baixada. No dia seguinte, às 19h, o Ceará enfrenta o Tombense, no Castelão.

Pelo Brasileirão, o próximo compromisso do Furacão é no sábado (14), às 21h, contra o Fluminense, no Maracanã. No mesmo dia, mas às 16h30, o time cearense recebe o Flamengo em casa.

Felipão no estádio

O novo técnico e diretor técnico do Athletico-PR ainda não esteve à beira do gramado comandando o time, mas compareceu à Arena da Baixada para assistir ao jogo ao lado dos seus auxiliares Paulo Turra e Carlos Pracidelli. O time foi dirigido pelo interino Wesley Carvalho. Felipão estreia pelo Furacão na terça, contra o Tocantinópolis.

Quem foi bem: Abner Vinícius

O lateral marcou o gol da vitória do Athletico-PR logo nos primeiros minutos do segundo tempo e fez o time garantir os três pontos.

Quem foi mal: Cirino

Até deixar o campo lesionado, aos 39 do primeiro tempo, o atacante do Furacão quase não apareceu na partida e não conseguiu levar perigo ao Ceará. Atuação apagada.

Cronologia do jogo

O equilíbrio ditou os rumos do primeiro tempo. O Athletico-PR começou melhor e viu Terans quase marcar aos 5 minutos, mas João Ricardo espalmou. Com o domínio do meio-campo, o Ceará se animou e teve a chance mais clara da etapa inicial com Lima, aos 22. Ninguém conseguiu balançar as redes.

O Athletico-PR voltou mais ligado no segundo tempo e abriu o placar logo aos 3, com Abner. Aos 8, Terans desperdiçou um pênalti e perdeu a chance de fazer o Furacão ampliar.

O jogo do Athletico-PR

Das tribunas, Felipão viu um time desorganizado e com pouco poderio ofensivo no primeiro tempo e que voltou bem no segundo. Dependente de boas jogadas de Terans, mal no jogo, o Athletico-PR teve por vezes mostrou afobação para dar sequência às jogadas nos primeiros 45 minutos.

Tudo mudou na etapa final, quando voltou em outro ritmo e logo marcou com Abner Vinícius. Depois de abrir o placar, porém, o Furacão passou a administrar o resultado, deu espaços e foi muito pressionado pelo Ceará.

O jogo do Ceará

O Ceará iniciou com a proposta de aguardar o Athletico-PR e apostar nos contra-ataques, mas a atuação irregular do rival fez o técnico Dorival Júnior deixar o time mais ofensivo com a entrada de Erick no lugar do lesionado Richard. O gol sofrido no início do segundo tempo freou o ímpeto do Vozão, que voltou para a partida após recuo do adversário, mas não conseguiu o empate apesar de ter criado boas chances.

Chance desperdiçada por Lima faz falta para o Ceará

Quando a partida ainda estava 0 a 0, o atacante do Ceará perdeu uma chance claríssima de abrir o placar. Ele recebeu livre de Mendoza e, cara a cara com o goleiro, mandou por cima.

Terans perde pênalti marcado com auxílio do VAR

O Athletico-PR poderia ter ampliado o placar minutos depois de fazer 1 a 0, mas Terans desperdiçou um pênalti sofrido por Vitor Roque e marcado pela arbitragem após checagem ao VAR. João Ricardo pulou no canto certo e fez a defesa.

Erick salva o Athletico-PR do empate

Em mais uma boa jogada de Lima para o Ceará, aos 30 minutos do segundo tempo, o lateral-direito do Furacão se atirou no gramado para desviar a finalização e afastar o perigo. Corte providencial.

Trocas por lesões ainda no primeiro tempo

Os dois times tiveram atletas lesionados na etapa inicial. Cirino, do Athletico, e Richard, do Ceará, sentiram dores e foram substituídos por Vitor Roque e Erick, respectivamente.

FICHA TÉCNICA:

ATHLETICO-PR 1 X 0 CEARÁ

Competição: Campeonato Brasileiro, 5ª rodada
Estádio: Arena da Baixada, em Curitiba
Data e horário: 7 de maio de 2022, às 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Jose Eduardo Calza (RS)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (SP)
Cartões amarelos: Pedro Henrique, Vitor Roque, Hugo Moura, Vitinho e Bento (CAP); Bruno Pacheco, Rodrigo Lindoso, João Ricardo e Dorival Júnior (CEA)
Gols: Abner Vinícius, aos 3 minutos do segundo tempo (CAP)

ATHLETICO-PR: Bento; Erick, Matheus Felipe, Pedro Henrique e Abner Vinícius; Hugo Moura (Khellven), Bryan García (Matheus Fernandes) e David Terans (Léo Cittadini); Canobbio, Vitinho (Cuello) e Marcelo Cirino (Vitor Roque). Técnico: Wesley Carvalho

CEARÁ: João Ricardo; Michel Machedo (Nino Paraíba), Gabriel Lacerda, Lucas Ribeiro e Bruno Pacheco (Zé Roberto); Richard Coelho (Erick), Geovane (Victor Luis) e Rodrigo Lindoso; Lima, Mendoza (Dentinho) e Vina. Técnico: Dorival Júnior