Topo

OPINIÃO

'Jorge Jesus é uma competência em busca de um caráter', diz Juca Kfouri

Do UOL, em São Paulo

06/05/2022 14h56

As declarações dadas por Jorge Jesus sobre o interesse em retornar ao Flamengo enquanto o clube tem outro técnico, o também português Paulo Sousa, não caiu bem para o Mister, que recebeu diversas críticas, apesar de parte da torcida do clube querer a sua volta saudosa do sucesso que teve o time treinado por ele em 2019.

No podcast Posse de Bola #225, Juca Kfouri afirma que o episódio parece claramente encomendado, Jorge Jesus sabia que estava falando a um jornalista ao responder a Renato Maurício Prado, colunista do UOL, e acabou por demonstrar um problema de caráter ao dar até um prazo para que o Flamengo o procurasse.

"O Jorge Jesus é um caso típico de uma competência em busca de um caráter, porque o que ele fez é óbvio que foi uma coisa encomendada. Ninguém convida um jornalista, ainda mais se chamando Kleber Leite, para ir ver um jogo com o Jorge Jesus, que qualquer jornalista gostaria de ter contato nesse momento no Rio de Janeiro e expõe tudo aquilo que ele expôs", diz Juca.

"Só quem nasceu ontem e acredita em Papai Noel acha que não era um recado. Sabendo-se que Kleber Leite quer a volta de Jorge Jesus, Jorge Jesus quer a volta de Jorge Jesus e que o Renato Maurício Prado é um crítico ácido do Paulo Sousa e também quer o Jorge Jesus, o que é um direito legítimo que ele tem. Ele vai para esse jantar, ouve tudo o que ouviu, evidentemente ele tinha que publicar, como publicou", completa.

Juca afirma que a competência de Jorge Jesus dentro do futebol brasileiro é indiscutível, mas dificilmente ele conseguiria repetir o trabalho que fez em 2019. O jornalista também considera que pelo histórico da diretoria atual do Flamengo, não se espantaria se o clube optasse por contratar o treinador depois de toda a repercussão que ele causou.

"Eu não nego a competência do Jorge Jesus, principalmente para os padrões brasileiros. Para os padrões europeus a gente sabe que ele está na segunda divisão, mas nos padrões brasileiros ele está na primeira. É óbvio que nada assegura que se ele voltasse ao Flamengo, obteria o sucesso que obtiver em 2019, nesse aspecto até eu acho que seria bom para o Flamengo ele voltar para tirar da frente aquilo que ele fez em 2019, porque dificilmente repetiria agora, porque são outras as condições", diz Juca.

"Apenas tenho uma dúvida, como também a direção do Flamengo não tem nenhum caráter, eu não sei, não tenho essa segurança que e vejo em tantos no sentido de que não contratariam o Jorge Jesus até o dia 20 caso, por exemplo, o Flamengo perca no domingo de manhã em Brasília para o Botafogo, o que é improvável. Se eu tivesse que apostar diante dos procedimentos da direção do Flamengo, eu diria que o Flamengo tende mais a trazê-lo de volta do que a recusá-lo", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.