Topo

Copa Sul-Americana - 2022

São Paulo usa Sul-Americana como laboratório para o resto da temporada

Talles Costa, do São Paulo, comemora seu gol contra o Everton-CHI, pela Sul-Americana - Staff Images / CONMEBOL
Talles Costa, do São Paulo, comemora seu gol contra o Everton-CHI, pela Sul-Americana Imagem: Staff Images / CONMEBOL

Thiago Braga

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/05/2022 04h00

Quando entrar em campo na noite desta quinta-feira (5), o São Paulo terá dois objetivos diante do Everton, do Chile, às 19h15 (de Brasília): conseguir a classificação antecipada para a fase de mata-mata da Copa Sul-Americana, e dar mais rodagem ao elenco.

Para sair do estádio Sausalito, na cidade de Viña del Mar com a classificação, o Tricolor precisa vencer o Everton e torcer para que os peruanos do Ayacucho não vençam o Jorge Wilstermann, da Bolívia. O São Paulo lidera o grupo D com nove pontos, o Everton tem quatro pontos, o Ayacucho é o terceiro com três pontos e o Jorge Wilstermann é o lanterna da chave, com apenas um ponto.

Preocupado com o duelo contra o Fortaleza, fora de casa, pelo Brasileirão, no próximo domingo, Rogério Ceni deve repetir a estratégia utilizada até aqui na competição. Calleri e Rafinha, por exemplo, sequer viajaram com a delegação.

Até aqui, Ceni usou o torneio para recuperar jogadores que estão em baixa, utilizar os jovens da base e descansar os titulares. Nos três jogos disputados, Volpi, Arboleda, Reinaldo, Luan e Luciano foram os jogadores que foram titulares em todas as partidas.

Volpi, Arboleda e Reinaldo fazem parte da base da equipe na Sul-Americana após perderem espaço no time titular. Com Luan e Luciano, o aspecto é físico, ambos passaram boa parte desta temporada lesionados e precisam ganhar confiança para poderem voltar a brigar para jogar mais vezes.

Miranda, Igor Vinícius e Rigoni também foram presença constante no torneio. Mas a preferência de Rogério foi para abrir espaço para jogadores como Toró, Talles Costa e Juan, titulares contra o Everton, no Morumbi.

Gabriel Sara, que voltava de lesão, foi titular diante do Jorge Wilstermann na última rodada, mas uma entrada violenta fez com que o jogador precisasse fazer uma operação no tornozelo, o tirando de combate por um bom tempo.

Marquinhos, Andrés Colorado, Patrick, Gabriel Neves e Moreira também foram outros jogadores que Rogério deu minutos para poder priorizar o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.

Assim, pelo menos na Sul-Americana, Rogério conseguiu livrar o time da dependência dos gols de Calleri. Artilheiro do Tricolor na temporada com 13 tentos, o argentino atuou pouco mais de 10 minutos no torneio. Mesmo sem seu goleador, o Tricolor é quem mais balançou as redes adversárias até aqui na Sul-Americana, com 8 gols.

Para o Everton, a partida tem caráter de decisão. Só o líder da chave avança à próxima fase da competição. Com quatro pontos, está cinco atrás do São Paulo. Vitória é fundamental para os chilenos na luta pela classificação. O São Paulo ainda tem a vantagem de fazer as duas últimas partidas da fase de grupos no Morumbi.

FICHA TÉCNICA

EVERTON x SÃO PAULO

Data: 5 de maio de 2022 (quinta-feira)
Horário: 19h15 (de Brasília)
Competição: Copa Sul-Americana - Quarta rodada do Grupo D
Local: Sausalito, em Viña del Mar (CHI)
Árbitro: Fernando Rapallini (ARG)

EVERTON: De Paul; Cristopher Medina, Alex Ibacache e Julior Barroso; Álvaro Madrid; César Valenzuela, RodrigoEcheverría, Benjamín Berríos e Diego Oyarzun; Juan Cuevas e Lucas di Yorio. Técnico: Francisco Menenghini

SÃO PAULO: Thiago Couto; Igor Vinicius, Miranda, Léo e Reinaldo; Luan, Talles Costa, Gabriel Neves e Patrick; Rigoni e Luciano. Técnico: Rogério Ceni