Topo

São Paulo

Muricy conta como interferiu na posição de Hernanes no começo da carreira

19.05.2009 -Muricy Ramalho observa disputa de bola entre Hugo e Hernanes durante treinamento do São Paulo - Santos, Fernando/TBA/FOLHA DE S.PAULO
19.05.2009 -Muricy Ramalho observa disputa de bola entre Hugo e Hernanes durante treinamento do São Paulo Imagem: Santos, Fernando/TBA/FOLHA DE S.PAULO

Do UOL, em São Paulo

05/05/2022 15h56

Atual coordenador de futebol do São Paulo, Muricy Ramalho, contou como interferiu no começo da carreira de Hernanes, que nesta semana anunciou sua aposentadoria do futebol, fazendo-o jogar como segundo volante ainda no início da carreira. Na época, Muricy era treinador do São Paulo, enquanto o meia atuava ainda pelo time B do clube.

"Eu acho que a virada se deu quando nós fomos fazer uns jogos na Índia, e o Hernanes estava no time B do São Paulo. Aí eu avisei para o treinador: 'Olha, é o seguinte, você vai usar o Hernanes, mas você vai usar ele na posição que eu quero, ele vai ser segundo volante e acabou'. Aí ele foi para a Índia, fez os jogos e eu perguntei como ele tinha ido e me disseram que ele foi muito bem", disse em entrevista ao Resenha ESPN.

"Então isso é só uma dica para quem fala sobre 'jogadores coringa'. Jogador coringa é bom para o treinador, para o jogador não é", afirmou Muricy, explicando que a mudança de posição deu liberdade para Hernanes criar.

"Está aí o Hernanes com a carreira que deslanchou depois disso. Ele ficava muito preso nas laterais como ala, então ele precisava ficar livre para criar. Por mais que o técnico fale para ele fazer as coisas, quem vai fazer em campo é ele, tem o improviso. Jogadores como ele fazem coisas diferentes. Eu acho que isso deu o início da carreira do Hernanes".

O meia chegou à base do São Paulo em 2001. Em 2005, depois de um empréstimo ao Santo André, foi para o time principal, onde ficou até 2010. Sob o comando de Muricy, Hernanes foi bicampeão brasileiro em 2007 e 2008. Depois de passagens pelo futebol italiano e chinês, voltou ao clube do Morumbi emprestado em 2017 e ficou por seis meses. Em dezembro do ano seguinte, foi contratado em em definitivo e esteve no elenco campeão paulista em 2020. Em 2021, assinou com o Sport, última equipe em que jogou.

Hernanes, Muricy e Diego Lugano, também ídolo da torcida são-paulina, participaram do Resenha ESPN, que vai ser transmitido nesta sexta-feira, às 22h, pelo canal ESPN e pela plataforma de streaming Star+.

São Paulo