Topo

Internacional

Como o Beira-Rio mantém gramado intacto, mesmo com a realização de eventos

Gramado do estádio Beira-Rio, do Inter, em Porto Alegre - Mariana Capra/Arquivo/Inter
Gramado do estádio Beira-Rio, do Inter, em Porto Alegre Imagem: Mariana Capra/Arquivo/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

05/05/2022 12h00

O Beira-Rio não recebe apenas os jogos do Internacional. É comum ao estádio vermelho a realização de shows de grande porte que ocupam o mesmo local onde pisam os jogadores. Mas o gramado é repetidamente elogiado graças a muito trabalho da gestão da casa do Colorado. O último evento musical no local ocorreu em 23 de abril, cerca de uma semana antes do jogo com o Avaí, pelo Brasileirão.

Em contato com o UOL Esporte, o CEO da Brio, empresa parceira do Inter na gestão compartilhada do Beira-Rio, Paulo Urnau Pinheiro, explicou a estratégia para manter o gramado perfeito entre partidas e eventos.

"Com a experiência que adquirimos ao longo destes anos, realizando shows e eventos com vários formatos de estruturas e, principalmente, com o know-how técnico da equipe especializada que cuida do gramado do Beira-Rio. Desenvolvemos um cronograma personalizado para cada evento, que contempla desde o tempo de montagem até o tipo de tratamento necessário após o mesmo, que varia de acordo com o clima e estação da época", contou.

No estudo da forma de conservar o gramado, segundo ele, foi compreendido que o melhor caminho poderia ser a preservação. Agir antes de qualquer atividade que pudesse danificar o piso.

"Identificamos que o trabalho preventivo poderia ser o melhor caminho, ao invés do esforço para recuperação. Existe um grupo de trabalho multidisciplinar, que envolve diversas áreas do Sport Club Internacional e da Brio envolvidos no assunto, além da consultoria especializada do gramado do estádio", disse.

"Em um período de quatro meses já foram realizados dois grandes shows no estádio, em duas fases distintas: o primeiro show foi realizado com gramado de verão e o último com gramado de inverno. Cada período exige um tipo de planejamento e tratamento. Para o período de grama de inverno, por exemplo, com o plantio realizado 25 dias antes do evento, optamos pelo reforço de sementes nas áreas de maior impacto, aplicação de fungicida e irrigação antes da colocação da cobertura do piso. Na retirada das estruturas a irrigação foi feita de forma simultânea às descompactações localizadas", explicou.

Além disso, há uma série de condutas a serem respeitadas pelas produtoras de eventos no Beira-Rio, da mesma forma que são estipuladas contrapartidas em caso de algum dano.

"Conforme o formato do evento temos algumas condicionantes estabelecidas, além da análise dos projetos estruturais e de carga que podem ser aprovados ou não. Buscamos sempre a construir soluções junto às produtoras para fazer o evento acontecer sem gerar impactos posteriores ao gramado, permitindo que o estádio, após o encerramento de um show, possa receber imediatamente um jogo ou até mesmo outro evento", disse.

"O Beira-Rio também conta com um Manual Técnico para Shows e Eventos, que serve como base para o trabalho das produtoras. Este documento apresenta todas as orientações e regramentos para realizar atividades no estádio, que já possibilita à produtora planejar melhor o seu evento, respeitando as particularidades do local", completou.

O gramado do Beira-Rio já recebeu diversos elogios até mesmo de pessoas alheias ao clube. Entre eles, o lateral esquerdo Marcelo, do Real Madrid, que citou o campo da casa colorada como o melhor gramado do Brasil, e com "nível de Europa".

"Os investimentos envolvidos com os cuidados do gramado variam muito. Alternam de acordo com o clima, períodos de plantio, manutenções programadas e outras circunstâncias. Logo, não há um valor padrão semanal ou mensal para esse quesito. Fora isso, a BRIO procura sempre trabalhar com os melhores profissionais e consultores técnicos do mercado quando o assunto é relacionado especificamente à utilização e preservação do gramado do Estádio Beira-Rio em shows e eventos, visando, sempre, contribuir com o trabalho que já é desempenhado pelo Internacional", finalizou.

Internacional