Topo

Jornal: Novas medidas de Fair Play Financeiro vão impactar no time do PSG

Neymar comemora gol pelo PSG e é abraçado por Mbappé (esq) e Messi no confronto contra o Olympique de Marselha, no Parque dos Príncipes, pelo Campeonato Francês. 17/04/2022 - THOMAS COEX/AFP
Neymar comemora gol pelo PSG e é abraçado por Mbappé (esq) e Messi no confronto contra o Olympique de Marselha, no Parque dos Príncipes, pelo Campeonato Francês. 17/04/2022 Imagem: THOMAS COEX/AFP

Do UOL, em São Paulo (SP)

04/05/2022 09h18

A Ligue 1, primeira divisão da liga francesa de futebol, vai implementar duas novas medidas que vão ao encontro dos novos parâmetros estabelecidos pela Uefa com o Fair Play Financeiro — e um dos principais prejudicados por essas mudanças será o PSG. A informação é do jornal francês 'L'Equipe'.

De acordo com o portal de notícias, nenhum time poderá ter uma folha salarial superior a 70% de sua renda com ingressos.

Nesta temporada, o time parisiense tem uma massa salarial de 91% de seu faturamento — o que não segue as regras de Fair Play financeiro da Uefa, que estabeleceu uma degradação nos próximos três anos (90% na primeira temporada, 80% na segunda e 70% na terceira).

Outra medida que deve ser imposta pelo DNCG, órgão financeiro que supervisiona as contas dos clubes franceses, é que nenhuma instituição pode ter uma dívida maior que seu capital social, que é o valor investido e será colocado a disposição da empresa.

Essa regra não afetará o PSG, já que eles podem aumentar seu capital social constantemente graças ao dinheiro da Qatar Sports Investments, liderada por Nasser Al‑Khelaïfi — o presidente do PSG.

No entanto, a primeira mudança pode ser fundamental na hora da equipe contratar jogadores ou oferecer salários astronômicos em renovações contratuais.