Topo

Libertadores - 2022

Flamengo encara Talleres em clima de rara cordialidade na Libertadores

Jogadores de Flamengo e Talleres se cumprimentam antes de a bola rolar na Libertadores - Marcelo Cortes/Flamengo
Jogadores de Flamengo e Talleres se cumprimentam antes de a bola rolar na Libertadores Imagem: Marcelo Cortes/Flamengo

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/05/2022 04h00

Em uma edição de Copa Libertadores marcada por atos de violência e racismo, Flamengo e Talleres se enfrentam hoje (4), às 19h (de Brasília), no estádio Mario Kempes, em Córdoba (ARG), em duelo que tem se caracterizado por uma boa dose de cordialidade dentro e fora de campo. Uma vitória garante a vaga nas oitavas aos rubro-negros.

Em 12 de abril, brasileiros e argentinos mediram forças no Maracanã. Dentro das quatro linhas, vitória sem sustos por 3 a 1 do Fla. Antes e depois de a bola rolar, festa, tranquilidade e troca de gentilezas.

No entorno do Maracanã, torcedores do Talleres circularam com tranquilidade e festejaram muito a oportunidade de jogar no mítico estádio. Sem confrontos e excessos, os adeptos de "La T" curtiram o ambiente e cantaram sem ser perturbados.

Na véspera, um incidente isolado marcou a passagem dos "hinchas" pelo Rio. Na Praia de Copacabana, a Polícia Militar tentou impedir a realização de um churrasco na areia e o incidente resultou em um disparo. A corporação informou que deteve três pessoas que estavam com notas falsas de dólar e peso.

Os visitantes perderam a partida, mas não a esportiva. Depois do revés no Rio de Janeiro, os jogadores do Talleres fizeram uma limpeza geral no vestiário e deixaram presentes e mensagens de gratidão. Os clubes trocaram gentilezas em seus perfis no Twitter e deram o tom de camaradagem que tem marcado a relação institucional.

Após os episódios de agressões físicas e injúrias raciais ocorridos no San Carlos de Apoquindo, palco de Universidad Católica x Flamengo, um grupo de torcedores da equipe argentina tratou de criar um ambiente favorável para a visita do Fla e levantou a bandeira da paz nas redes sociais.

Em vídeo que viralizou, alguns fãs do clube azul e branco convidam os rubro-negros para o Mario Kempes, e, sem deixar a rivalidade esportiva de lado, prometem uma noite de futebol e boa carne.

O clube de Córdoba disponibilizou 11 mil bilhetes para os rubro-negros, mas é pouco provável que o espaço destinado aos cariocas esteja todo tomado. Com ou sem lotação máxima, a promessa é de um jogo de gols em campo e paz na arquibancada.

Fla sem Marinho

A principal baixa do Fla para o jogo será Marinho, que fraturou uma costela na partida diante do Altos. Com dores na coxa, Léo Pereira também está fora, assim como Rodrigo Caio, que segue cronograma progressivo de retorno.

"Vai ser um jogo bem pegado contra um time argentino que, quando veio aqui, mostrou que tem qualidade. Estamos lutando para ver quem termina em primeiro do grupo, é um jogo muito decisivo. Se ganharmos, praticamente garantimos a vaga nas oitavas de final. Temos de encarar como uma final", disse Arrascaeta, em entrevista à "FlaTV".

FICHA TÉCNICA

TALLERES X FLAMENGO

Data: 4 de maio de 2022, quarta-feira
Horário: 19h (de Brasília)
Competição: Copa Libertadores - Quarta rodada do Grupo H
Local: Estádio Mario Kempes, em Córdoba (ARG)
Árbitro: Eber Aquino (PAR)
Assistentes: Milciades Saldívar (PAR) e Roberto Cañete (PAR)

Flamengo: Santos; Pablo (Willian Arão), David Luiz e Filipe Luís; Isla, João Gomes, Thiago Maia (Willian Arão) e Bruno Henrique; Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabigol. Técnico: Paulo Sousa

Talleres: Herrera; Benavidez, Catalan, Pérez e Díaz; Villagra, Méndez, Fertoli e Godoy; Santos e Girotti Técnico: Pedro Caixinha

Veja mais sobre o tema no UOL News Esporte: