Topo

Libertadores - 2022

Corinthians e Deportivo Cali perdem pênaltis e ficam no 0x0 na Colômbia

Fábio Santos em ação com a camisa do Corinthians no jogo contra o Deportivo Cali, válido pela Libertadores - DANIEL MUNOZ / AFP
Fábio Santos em ação com a camisa do Corinthians no jogo contra o Deportivo Cali, válido pela Libertadores Imagem: DANIEL MUNOZ / AFP

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

04/05/2022 22h53

Na noite de hoje (4), em jogo válido pela 4ª rodada da Copa Libertadores, o Corinthians visitou o Deportivo Cali e, mesmo superior na maior parte do tempo, ficou no empate em 0 a 0 com os colombianos. O confronto foi bem movimentado e teve um pênalti desperdiçado para cada lado. No segundo tempo, Cássio defendeu a cobrança de Téo Gutiérrez e, minutos depois, Fábio Santos poderia ter dado a vitória ao Timão, mas isolou a batida.

Com o resultado, o Corinthians somou seu sétimo ponto no Grupo E da Copa Libertadores e segue na liderança da chave, enquanto o Deportivo Cali caiu para a terceira posição com cinco pontos ganhos. O vice-líder é o Boca Juniors, que também nesta noite bateu o Always Ready, por 1 a 0, na Bolívia, e está apenas um ponto atrás do Timão na tabela.

Na sequência da competição continental, no dia 17 de maio, o Corinthians visita o Boca Juniors, na Bombonera, pela quinta rodada da fase de grupos. Dois dias depois, o Deportivo Cali recebe o Always Ready, na Colômbia.

Assista à live do Corinthians no UOL Esporte

O melhor: Jô

Ganhou praticamente todas as divididas pelo alto contra os zagueiros colombianos, soube abrir espaço para seus companheiros com movimentações rápidas e inteligentes e, por muito pouco, não deixou sua marca diante do Deportivo Cali. Partida de alto nível do centroavante corintiano.

O pior: Aldair Gutiérrez

Deixou buracos no campo de defesa que foram bem explorados pelo Corinthians nas jogadas de beirada de campo, deixando a defesa do Deportivo Cali exposta em alguns momentos. No campo ofensivo apareceu pouco e deixou os meias e pontas desamparados.

Corinthians perde Fagner com 5 minutos

Titular incontestável do Corinthians, o lateral Fagner ficou em campo por apenas 5 minutos e precisou ser substituído. Em uma disputa de bola ainda na faixa central do campo, o jogador esticou a perna esquerda e torceu o tornozelo direito no apoio, provavelmente por conta de alguma irregularidade no gramado. Sem o camisa 23, o técnico Vítor Pereira improvisou o lateral esquerdo Lucas Piton na posição.

Início morno na Colômbia

Os primeiros minutos do confronto entre Deportivo Cali e Corinthians não empolgaram nem colombianos e nem brasileiros. Sem criação no meio de campo, os dois times apostaram nas bolas longas e praticamente não ofereceram perigo algum até os 25 minutos iniciais do confronto.

Mantuan desperdiça melhor chance do primeiro tempo

A melhor oportunidade de gol do primeiro tempo foi em um contra-ataque rápido puxado por Du Queiroz, que encontrou Jô arrancando pelo lado esquerdo e tocou rasteiro para Gustavo Mantuan dentro da área. O meia-atacante, no entanto, chutou com mais força do que o necessário e mandou a bola para fora, mesmo tendo o gol inteiro aberto para abrir o placar.

Fábio Santos salva o Corinthians

Na volta do intervalo, o Corinthians entrou desligado em campo e, por muito pouco, não tomou um gol com menos de um minuto da etapa final. Em jogada de Rodríguez e Téo Gutiérrez pela esquerda, o meia Vásquez apareceu livre na área para finalizar. A bola passou por Cássio, que saiu para abafar o chute, mas o lateral Fábio Santos apareceu para fazer o bloqueio salvador.

Defesa colombiana amarelada

Responsável por implantar a velocidade no ataque do Corinthians, o atacante Gustavo Mosquito amarelou quase toda a defesa do Deportivo Cali em arrancadas de contra-ataque. Com dificuldades para parar o ponta do Timão, os laterais Gutiérrez e Mafla, e também o zagueiro Burdisso foram advertidos com cartões ao cometerem falta no brasileiro.

Pênalti para o Deportivo Cali

Melhor na partida, o Corinthians desperdiçou um contra-ataque em velocidade com um passe errado de Maycon no meio de campo e viu o Deportivo Cali se lançar ao ataque e enfrentar a defesa adversária desmontada. Téo Gutiérrez tocou para Rodríguez, que passou por Raul Gustavo, driblou Cássio dentro da área e foi derrubado. O árbitro marcou o pênalti, Téo Gutiérrez se apresentou para a cobrança, mas Cássio pulou no canto esquerdo para realizar a defesa e salvar o Timão.

Pênalti para o Corinthians

Minutos depois da defesa de Cássio, o Corinthians teve a chance da vitória nos pés do lateral Fábio Santos. Isto porque, aos 42 minutos do segundo tempo, o goleiro De Amores derrubou Júnior Moraes dentro da área e o árbitro assinalou a penalidade. Na cobrança, o experiente jogador isolou a bola e desperdiçou a oportunidade de encaminhar a vaga do Timão para a fase oitavas de final da Copa Libertadores.

Próximos jogos

O Corinthians volta a campo no domingo (8), às 18h (horário de Brasília) para enfrentar o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista, pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Timão é o líder da competição nacional com 9 pontos ganhos em 12 disputados, enquanto o Massa Bruta é o vice-líder com um ponto a menos.

Ficha técnica

Deportivo Cali 0 x 0 Corinthians

Data: 4 de maio de 2022, quarta-feira
Horário: 21h (de Brasília)
Competição: Libertadores (fase de grupos)
Local: estádio Deportivo Cali, em Palmira (Colômbia)
Árbitro: Andrés Cunha (URU)
Auxiliares: Andrés Nievas e Pablo Llarena (ambos do URU)
Cartões amarelos: Gutiérrez, Mafla, Congo, Burdisso e Rodríguez (Deportivo Cali); Raul Gustavo e Vítor Pereira (Corinthians)

Deportivo Cali: De Amores; Gutiérrez, Burdisso, Caldera e Mafla (Luna); Congo (Robles), Camargo e Velasco; Gutiérrez, Vásquez (Mosquera) e Téo Rodríguez. Técnico: Rafael Dudamel.

Corinthians: Cássio; Fagner (Lucas Piton), João Victor, Raul Gustavo e Fábio Santos; Du Queiroz, Maycon e Giuliano (Renato Augusto); Gustavo Mosquito (Willian), Gustavo Mantuan (Gil) e Jô (Júnior Moraes). Técnico: Vítor Pereira.