Topo

Brasileirão - 2022

Ex-árbitros analisam lateral polêmico na partida entre São Paulo e Santos

Bola saiu ou não saiu? Lance envolvendo o meia Alisson gerou pênalti para o time do Morumbi já nos minutos finais do jogo - Reprodução/Twitter
Bola saiu ou não saiu? Lance envolvendo o meia Alisson gerou pênalti para o time do Morumbi já nos minutos finais do jogo Imagem: Reprodução/Twitter

Bruno Madrid

Do UOL, em São Paulo

03/05/2022 04h00

A vitória de ontem do São Paulo por 2 a 1 sobre o Santos, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, gerou debate por um lance polêmico em jogada que originou o 2° gol da equipe do Morumbi, mandante do jogo.

Por volta dos 32 minutos do 2° tempo, quando o placar estava 1 a 1, a bola saiu pela linha lateral após o meia Alisson cair ao tentar desarmar Marcos Leonardo, do Santos. Rapidamente, o jogador do São Paulo levantou e chegou a tocar na bola com o pé para acelerar o recomeço do jogo. As imagens exibidas pela transmissão do Premiere não mostram com clareza se a bola saiu ou não.

No instante em que o atleta pegou a bola com a mão, o bandeirinha indicou que a posse seria do Santos, mas foi alertado por Leandro Vuaden, árbitro da partida, que a bola pertencia ao São Paulo. Neste momento, é possível ver o 4° árbitro do duelo, Ilbert Estevam da Silva, falando com o juiz gaúcho, enquanto Lucas Pires, do time visitante, se aproxima para a cobrança.

Rapidamente, o próprio Alisson arremessou e disparou pela ponta direita, recebendo passe em profundidade e cruzando para a área — o meio-campista Rodrigo Fernández acabou bloqueando o lance com o braço.

Depois da revisão no VAR, Vuaden assinalou o pênalti e deixando os santistas furiosos, argumentando que a posse seria da equipe do litoral na origem da jogada. Luciano converteu a cobrança e garantiu a vitória são-paulina.

Com a palavra, os especialistas

Em entrevista ao UOL Esporte, o ex-árbitro e hoje comentarista Renato Marsiglia analisou o lance e eximiu o VAR de possíveis erros em relação ao lateral, já que a regra da tecnologia não prevê sua utilização para arremessos de lateral.

"A marcação de um arremesso lateral não é uma situação que possa ser revisada pelo VAR. Certa ou errada, vale a decisão do árbitro de campo. Reiniciado o jogo, houve o pênalti que foi corretamente flagrado pelo VAR e cuja marcação, pela regra, não pode ser associada à decisão sobre o arremesso lateral", disse ele.

José Aparecido de Oliveira, famoso por apitar jogos nos anos 90, também abordou a jogada. Ele destacou que, apesar de o bandeirinha ter "assinalado de forma correta", a decisão final é de Vuaden.

"[O pênalti] não se trata de um lance polêmico, já que em outros jogos também são marcados pênaltis da mesma forma. A discussão está por conta de um lateral, mas não podemos esquecer que a decisão final é sempre do árbitro, ainda que o assistente tenha assinalado de forma correta [indicando o lateral do Santos]. Por analogia, quando se marca um gol, este é confirmado pelo VAR, e por vezes o gol é ou não confirmado ainda que o assistente do árbitro tenha se equivocado."

Assista ao lance em diferentes ângulos:

Veja mais sobre o tema e últimas notícias do futebol no UOL News Esporte: