Topo

Vasco

Cobrado para demitir Zé, Salgado não quer mudanças no Vasco antes da 777

Steven Pasko e Josh Wander, sócios da 777 Partners, posam para foto com técnico do Vasco, Zé Ricardo - Rafael Ribeiro / Vasco
Steven Pasko e Josh Wander, sócios da 777 Partners, posam para foto com técnico do Vasco, Zé Ricardo Imagem: Rafael Ribeiro / Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/05/2022 04h00

Além das muitas críticas diretas à sua gestão, o presidente do Vasco, Jorge Salgado, vem também sofrendo grande pressão interna e externa para demitir o técnico Zé Ricardo. O dirigente, no entanto, mesmo que praticamente isolado, está convicto em sua decisão de não fazer mudanças radicais no departamento de futebol antes da provável passagem de bastão para a 777 Partners, empresa que deseja gerir a SAF.

Nas últimas semanas, até mesmo alguns dos seus pares políticos manifestaram pessoalmente opinião favorável à troca de comando técnico, mas Salgado entende não ser correto tomar tal atitude faltando pouco mais de um mês para a possível venda de 70% da Sociedade Anônima de Futebol para o fundo norte-americano.

Ciente da pressão que Zé Ricardo tem sofrido no cargo, o presidente vascaíno tem procurado transmitir confiança ao treinador, assim como os jogadores, que nutrem carinho pelo comandante. O artilheiro Raniel, por exemplo, se mostra grato ao técnico pela guinada na carreira que tem conseguido dar no Vasco.

O clima, porém, é de total instabilidade. Após a vitória sobre a Ponte Preta que trouxe alívio momentâneo, o time frustrou seus torcedores com o empate em 1 a 1 com o Tombense, mesmo com o forte apoio da torcida em Muriaé (MG). Caso vencesse, o Cruz-Maltino estaria finalmente no G4 da Série B após 25 rodadas — somando a edição anterior.

Agora o Vasco tem, no próximo sábado (7), um compromisso em São Januário, contra o CSA, e o ambiente será um mix de apoio e pressão, se o resultado positivo não acontecer.

777 tem histórico de troca de técnico quando assume

Comitiva da 777 Partners ganhou carteirinhas de sócio do Vasco da Gama em São Januário - Rafael Ribeiro / Vasco - Rafael Ribeiro / Vasco
Comitiva da 777 Partners ganhou carteirinhas de sócio do Vasco da Gama em São Januário
Imagem: Rafael Ribeiro / Vasco

No que depender do histórico recente da 777 Partners, são pequenas as chances de Zé Ricardo continuar no cargo após a provável compra da SAF do Vasco por parte da empresa.

Quando assumiu em janeiro o futebol do Genoa, da Itália, por exemplo, demitiu o técnico Andriy Schevchenko e anunciou o alemão Alexander Blessin em seu lugar.

Mais recentemente, a empresa anunciou a compra do Standard Liège, da Bélgica, e repetiu o ato, informando a demissão do técnico Luka Elsner. O auxiliar William Still tem sido o interino.

Vasco acredita em 'passagem de bastão' em junho

Jorge Salgado, presidente do Vasco (c.), ao lado de Josh Wander, sócio da 777 Partners, e Juan Arciniegas, diretor do grupo americano que vai assumir o controle da SAF - Divulgação - Divulgação
Jorge Salgado, presidente do Vasco (c.), ao lado de Josh Wander e Juan Arciniegas, sócio e diretor da 777 Partners
Imagem: Divulgação

Após os sócios aprovarem, no último sábado (30) a alteração no estatuto que permite a criação da SAF, o Vasco agora se prepara para os próximos passos visando a venda da Sociedade Anônima à 777.

O clube agora aguarda a chegada da proposta vinculante da empresa — o que deve ocorrer em até três semanas — para encaminhá-la à apreciação do Conselho Deliberativo. Em seguida, uma nova Assembleia Geral Extraordinária (AGE) será convocada para que os sócios votem a proposta de venda de 70% da SAF ao fundo estrangeiro.

Os dirigentes vascaínos envolvidos na operação acreditam que toda a operação deverá ser concluída na segunda quinzena de junho.

Vasco