Topo

Libertadores - 2022

Atlético-MG vence o América-MG e iguala recorde histórico da Libertadores

Nacho Fernandez comemora gol do Atlético-MG sobre o América-MG pela 4ª rodada da Libertadores - Fernando Moreno/AGIF
Nacho Fernandez comemora gol do Atlético-MG sobre o América-MG pela 4ª rodada da Libertadores Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

03/05/2022 23h22

São 17 jogos pela Copa Libertadores sem o Atlético-MG saber o que é uma derrota, igualando ao recorde histórico da competição, que pertence ao Flamengo e ao Sporting Cristal. A 17ª partida do Galo sem perder no torneio continental foi o triunfo por 2 a 1 sobre o América-MG, pela 4ª rodada do Grupo D. Os gols foram marcados por Arana e Nacho, para o Atlético. Conti descontou para o América;

A sequência de 17 partidas de invencibilidade na Libertadores começou em 2019, no triunfo sobre o Zamora, por 2 a 1, pela última rodada da fase de grupos de 2019. Passou por todas as partidas da edição de 2021 e mais quatro jogos em 2022. Marca que o Atlético vai ter total condição de superar em breve, já que é o cabeça de chave do grupo e faz as duas próximas partidas no Mineirão, contra Del Valle e Tolima.

Resultado importante para dar tranquilidade ao Alvinegro, num momento de pressão. Afinal eram três empates seguidos, por Brasileirão e Libertadores. Com o triunfo no clássico, o Galo também deu um passo importante para se classificar às oitavas de final da competição internacional. Já o América, torce para o Independiente del Valle não derrotar o Tolima, na Colômbia, nesta quarta-feira, para seguir vivo no torneio.

Quem foi bem: Guilherme Arana

Guilherme Arana, do Atlético-MG, comemora seu gol contra o América-MG pela 4ª rodada da Copa Libertadores -  Fernando Moreno/AGIF -  Fernando Moreno/AGIF
Guilherme Arana, do Atlético-MG, comemora seu gol contra o América-MG pela 4ª rodada da Copa Libertadores
Imagem: Fernando Moreno/AGIF


Disputando uma vaga na próxima Copa do Mundo, o lateral-esquerdo Guilherme Arana mostrou para comissão técnica da seleção brasileira como vai muito bem ofensivamente. O camisa 13 do Atlético fez o primeiro gol da noite e deu assistência para Nacho marcar.

Quem foi mal: Ademir

Jogador do América até o ano passado, Ademir entrou no lugar de Vargas, que saiu machucado ainda no primeiro tempo. Vaiado pela torcida do Coelho quando pegava na bola, o camisa 19 do Galo errou bastante. Faltou tranquilidade para finalizar e também para encontrar os companheiros numa condição melhor.

O jogo do Atlético-MG: mais sorte do que juízo

A série de empates acabou, mas definitivamente não foi uma grande atuação do Atlético. Apesar de ser um elenco muito mais forte do que o rival, o Galo não conseguiu se impor dentro de campo. Pelo contrário, desorganizado defensivamente, o time alvinegro sofreu bastante. Assim como em jogos anteriores, o Atlético voltou a perder chances claras.

Keno no banco

Sem jogar pelo Atlético-MG desde a primeira rodada do Brasileiro, no começo de abril, Keno voltou ao banco de reservas contra o América. O atacante passou por um procedimento cirúrgico no olho esquerdo, após um uma lesão sofrida durante o treino. O atacante entrou nos minutos finais do clássico.

Independência vazio

Com ingressos caros, o mais barato para atleticanos era R$ 150 (R$ 75 a meia entrada), o Independência não recebeu um grande público. Um número oficial não foi divulgado antes do término do clássico, mas a estimativa é que nem dez mil pessoas estavam presentes.

Atlético muda duas vezes no 1º tempo

Mariano ficou apenas 30 minutos em campo - Fernando Moreno/AGIF - Fernando Moreno/AGIF
Mariano ficou apenas 30 minutos em campo
Imagem: Fernando Moreno/AGIF

A sequência de jogos cobra seu preço no Atlético. O técnico Turco Mohamed teve de fazer duas alterações ainda no primeiro tempo, por causa de problemas musculares. Aos 36 saiu Vargas, se queixando de dores na coxa direita, para entrada de Ademir. E aos 30 Mariano deu lugar a Guga, por causa de dores no púbis.

América melhor, gol do Atlético

Logo após o Atlético perder dois jogadores por lesão, o América cresceu o no jogo e pressionou o rival. Mas em uma boa troca de passes pela esquerda, Arana encontrou Nacho sozinho dentro da área, e o argentino não teve dificuldades para marcar.

Everson falha e América volta para o jogo

Dois minutos após fazer 2 a 0, o Galo deixou o América voltar para o jogo. O goleiro Everson saiu mal numa cobrança de escanteio e não cortou o cruzamento de João Paulo. Sorte do zagueiro Conti, que ganhou um gol de presente. A bola bateu no defensor do Coelho e entrou.

Inacreditável F.C.

Três minutos depois de entrar no jogo, Keno teve uma chance clara de fazer o gol para decidir o jogo. O camisa 11 estava sozinho, na linha da pequena área, mas isolou a bola após receber o passe de Hulk. Um lance inacreditável, de tão fácil que estava.

FICHA TÉCNICA

AMÉRICA-MG 1 X 2 ATLÉTICO-MG

Data: 3 de maio de 2022, terça-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Competição: Copa Libertadores (4ª rodada do Grupo D
Local: Independência, Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Dario Herrera (ARG)
Assistentes: Cristian Navarro (ARG) e Pablo Gonzales (ARG)
Cartões amarelos: Éder, Pedrinho, Juninho e Gustavinho (AFC); Guga (CAM)

Gols: Arana, aos 13 minutos, Nacho Fernández aos 37 minutos e Conti aos 39 minutos do primeiro tempo.

AMÉRICA-MG: Jailson, Maidana, Éder e Conti (Gustavinho); Patric, Juninho, Matheusinho e João Paulo (Cáceres); Felipe Azevedo (Juninho Valoura), Pedrinho (Carlos Alberto) e Paulinho Bóia (Índio Ramirez). Técnico: Vagner Mancini

ATLÉTICO-MG: Everson, Mariano (Guga), Alonso, Nathan Silva e Arana; Allan, Jair (Otávio), Zaracho e Nacho (Keno); Vargas (Ademir) e Hulk. Técnico: Turco Mohamed