Topo

Brasileirão - 2022

Filho de terrão e operário em campo: Du Queiroz é símbolo do Corinthians

Du Queiroz é um dos atletas mais utilizados por Vítor Pereira no Corinthians  - Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians
Du Queiroz é um dos atletas mais utilizados por Vítor Pereira no Corinthians Imagem: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians

Do UOL, em São Paulo

01/05/2022 04h00

Formado no terrão do Parque São Jorge, o volante Du Queiroz virou o símbolo do atual Corinthians dirigido por Vítor Pereira. Jogador com características de marcação e muita entrega dentro de campo, o jovem meio-campista, de apenas 22 anos, assumiu o posto de 'operário' do Timão. Hoje (1º), na celebração do Dia do Trabalho, a tendência é de que o camisa 37 esteja em campo para ajudar o Alvinegro diante do Fortaleza na Neo Química Arena.

A jornada de Du Queiroz para chegar ao time profissional do Corinthians não foi nada fácil. Os pais do volante engravidaram ainda na adolescência e tiveram dificuldades para criá-lo na região do Butantã, zona oeste da capital paulista, na renda composta pelos serviços de motoboy do pai Paulo Queiroz e pelos variados trabalhos da mãe Tatiane dos Santos.

Quando foi aprovado para jogar na base do Timão, em 2013, o garoto passou a atravessar diariamente a cidade de São Paulo para chegar ao Parque São Jorge e participar dos treinamentos. A promoção ao elenco profissional demorou mais do que o esperado e Du apenas foi ganhar espaço no Corinthians no ano passado sob o comando de Sylvinho.

Com a chegada de Vítor Pereira, o volante deixou de ser um coadjuvante no elenco e ganhou o status de peça-chave na equipe titular. De todos os jogadores formados na base do clube, Du Queiroz é o mais utilizado e, graças ao seu papel tático como 'operário' da equipe no meio de campo, passa cada vez mais a ser um nome importante no grupo.

Hoje, às 16h (horário de Brasília), o Alvinegro encara o Fortaleza em partida válida pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro. Como o Timão está envolvido na disputa da Copa Libertadores e, no meio da semana, viaja a Cali, na Colômbia, a tendência é de que Vítor Pereira mande a campo uma formação mista em Itaquera.

Mesmo assim, as chances de Du Queiroz entrar em campo são grandes, até mesmo como titular. Além de sua função tática, o jogador tem apresentado uma boa capacidade de recuperação entre os compromissos da equipe na temporada.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS x FORTALEZA

Competição: Campeonato Brasileiro, 4ª rodada

Local: Neo Química Arena

Dia: 1º de maio de 2022, domingo

Horário: 16h (horário de Brasília)

Árbitro: Savio Sampaio (DF)

Assistentes: Alessandro de Matos (BA) e Lucas Modesto (DF)

VAR: Rafael Traci (SP)

Corinthians: Cássio; Rafael Ramos, Gil, Raul Gustavo e Lucas Piton; Du Queiroz (Cantillo), Paulinho e Giuliano; Gustavo Mosquito, Róger Guedes e Júnior Moraes. Técnico: Vítor Pereira.

Fortaleza: Max Walef; Tinga, Benevenuto e Titi; Pikachu, Felipe, Jussa, Lucas Lima e Lucas Crispim; Moisés e Romero. Técnico: Pablo Vojvoda.