Topo

Botafogo só empata com Juventude em casa e sai de campo vaiado

Do UOL, em São Paulo

01/05/2022 13h05

No primeiro jogo do técnico Luís Castro no estádio Nilton Santos, o Botafogo recebeu o Juventude e empatou por 1 a 1, gols de Pitta e Diego Gonçalves. A partida foi válida pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, e o time da casa saiu de campo sob vaias da torcida.

Com o empate, o Fogão vai para 11º lugar com cinco pontos, enquanto o time gaúcho chega a dois pontos, ocupa a 19ª colocação e ainda não venceu nesta edição do torneio nacional.

O próximo jogo do Botafogo é no dia 08 de maio, também pelo Brasileirão, quando fará o clássico contra o Flamengo. Já o Juventude entrará em campo no mesmo dia, quando recebe o Internacional.

Bonita festa

A torcida fez questão de praticamente lotar o estádio Nilton Santos neste domingo e antes do jogo começar fez uma bonita festa, cantando e incentivando os jogadores que estavam prestes a entrar em campo. No final, no entanto, a empolgação virou impaciência, e o time deixou o gramado sob vaias.

Quem foi bem: Pitta

O atacante do Juventude fez um primeiro tempo discreto, porém foi preciso e inteligente quando marcou o gol do Juventude. Além de explorar o erro da marcação adversária, driblou o zagueiro e chutou forte, aproveitando uma das raras chances da equipe no jogo.

Quem foi mal: Philipe Sampaio

O zagueiro teve uma partida abaixo do esperado. No primeiro tempo, foi o único jogador do Botafogo a levar cartão amarelo. Já na segunda etapa, errou no lance que originou o gol do Juventude, dando condição para o adversário e sendo facilmente driblado por Pitta.

Atuação do Botafogo

O Botafogo fez valer o mando de campo e a torcida a favor para ditar o ritmo do jogo, pressionando o adversário, controlando a posse de bola e buscando ter maioria numérica durante as trocas de passe.

Atuação do Juventude

Jogando fora de casa e diante de um estádio lotado, o Juventude preferiu focar suas atenções no sistema defensivo. No primeiro tempo, a estratégia deu certo, com os dois times indo pros vestiários zerados no placar. Faltou mais concentração para garantir a vitória.

História do Jogo

O Botafogo começou melhor a partida, pressionando o adversário e não permitindo que o Juventude tivesse chances ofensivas de perigo. A forma que os visitantes encontraram de controlar o ímpeto do time carioca foi fazendo faltas, mesmo que perto da área.

O forte ritmo no ataque e o controle da posse de bola continuou por todo o primeiro tempo. Porém, as chances reais de gol não eram muitas, já que o Juventude estava mais preocupado em se defender do que partir pelo contra-ataque.

O segundo tempo manteve o mesmo script, porém um erro de marcação do Botafogo mudou toda a história. Aos 17 minutos, em rápido contra-ataque, o atacante Pitta aproveitou a marcação errada do time carioca, driblou o zagueiro Philipe Sampaio e chutou forte, no canto esquerdo do goleiro Gatito.

Precisando aumentar ainda mais a intensidade, o técnico Luís Castro fez alterações para deixar o time mais ofensivo. Uma delas foi o jovem Matheus Nascimento, que foi fundamental aos 34 minutos, quando chutou para o gol e viu a bola bater na mão de Paulo Miranda. Na cobrança de pênalti, Diego Gonçalves empatou o confronto.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 X 1 JUVENTUDE

Competição: 4ª rodada do Campeonato Brasileiro
Dia: 01/05/2022
Hora: 11h (de Brasília)
Local: estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Alex dos Santos (SC) e Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN)
Cartões amarelos: Philipe Sampaio e Victor Sá (Botafogo); Paulinho Moccelin, Rodrigo Soares, Marlon, Paulo Miranda e Pitta (Juventude)
Gols: Pitta aos 17 minutos e Diego Gonçalves aos 37 minutos do segundo tempo

Botafogo: Gatito Fernández; Saravia, Victor Cuesta, Philipe Sampaio e Daniel Borges; Patrick de Paula (Tchê Tchê), Luis Oyama e Chay (Matheus Nascimento); Gustavo Sauer (Diego Gonçalves), Victor Sá e Erison (Vinícius Lopes). Técnico: Luís Castro

Juventude: César; Rodrigo Soares (Rômulo), Paulo Miranda, Rafael Forster e William Matheus; Yuri Lima, Jadson e Marlon (Chico); Paulinho Moccelin (Guilherme Parede), Pitta (Vitor Gabriel) e Capixaba (Jean). Técnico: Eduardo Baptista