Topo

Série B - 2022

Agora na Chapecoense, Léo reencontra Cruzeiro após saída conturbada

Zagueiro Léo em ação pelo Cruzeiro em jogo contra o Palmeiras, em 2018 - Pedro Vale/AGIF
Zagueiro Léo em ação pelo Cruzeiro em jogo contra o Palmeiras, em 2018 Imagem: Pedro Vale/AGIF

Lohanna Lima

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte, MG

30/04/2022 04h00

Jogador do Cruzeiro por 11 anos e com oito títulos conquistados, o zagueiro Léo possui uma bonita história com o clube, mas que não teve o final imaginado pelo jogador. Atualmente, capitão da Chapecoense, o jogador irá reencontrar a Raposa, hoje (30), na Arena Condá, às 19h (de Brasília) em partida válida pela quinta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com valores superiores a R$ 10 milhões a receber do clube celeste, o jogador aguarda a resolução do caso, mas sem acionar a Justiça, como havia prometido.

Léo possui um acordo com o clube para receber o valor milionário referente a salários atrasados e ao contrato do jogador, que iria até 2022, mas que foi rescindido em maio do ano passado pelo clube. No entanto, segundo o atleta em uma declaração à TV Globo, o compromisso feito pela gestão da associação, por meio do presidente Sergio Santos Rodrigues, não vem sendo cumprido. Desde o rebaixamento em 2019 foi, o clube coleciona diversas ações na Justiça, mas não no caso de Léo, que desde o início da crise financeira da instituição disse que não levaria o caso aos tribunais.

Em meio à situação contratual, Léo sofreu um edema ósseo no joelho que o tirou de combate pela Raposa na temporada de 2021, o que pesou para o clube insistir por uma rescisão amigável, o que não ocorreu. Durante o período de conversas sobre a permanência do jogador, ele passou a treinar e a fazer sua recuperação fora do clube em um clima muito pesado e não condizente com o período que passou defendendo a camisa do clube.

Polêmica com presidente

Léo passou por uma situação de desgaste com o presidente do clube, Sergio Santos Rodrigues. Em um áudio vazado, o mandatário fez críticas à maneira em que o atleta optava por realizar a recuperação do edema ósseo.
"Ele vem e machuca, chega no fim do ano e ele fala: quero treinar fora, quero recuperar fora. Aí eu falei: Léo, nosso fisioterapeuta é da seleção brasileira, e nossos dois médicos têm fila para operar com eles no particular, você vai mexer fora? 'Vou'", iniciou Sergio.

"Tem várias mensagens dele e do Daniel [Superintendente Médico do Cruzeiro], 'Léo manda o relatório, Léo, como que tá aí?'. E ele só mandava foto dele na esteira. Léo volta: 'vou jogar'. Ai exame. 'Léo, seu menisco está fora do lugar.' 'Não, porque Deus vai me fazer jogar'. Juro por Deus. Ai o Charlinho (Charles Costa, fisioterapeuta do Cruzeiro) olhou na cara dele e disse: Se tem uma coisa que você não tá tendo é Deus no coração", completou o presidente.

Recomeço na Chape

Léo ficou fora dos gramados por mais de um ano até fechar com a Chapecoense. Até chegar ao Oeste Catarinense, a última partida pelo Cruzeiro havia sido em setembro de 2020. O jogador vive um bom momento no time, tanto que se tornou capitão da equipe e soma oito jogos na temporada.

FICHA TÉCNICA

CHAPECOENSE X CRUZEIRO

Data: 30 de abril de 2022, sábado
Horário: 19h (de Brasília)
Campeonato: Série B (5ª rodada)
Local: Arena Condá, em Chapecó (SC)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (FIFA-SP)
Auxiliares: Daniel Paulo Ziolli (SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)

CHAPECOENSE: Vagner; Ronei, Léo, Vitor Ramos e Fernando; Betinho (Guilherme Rend), Matheus Bianqui, Lima; Maranhão, Perotti e Carlos Orejuella. Técnico: Gilson Kleina

CRUZEIRO: Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Lucas Oliveira, Eduardo Brock; Leo Pais, Willian Oliveira, Neto Moura, Rafael Santos; Rodolgo, Luvannor e Edu. Técnico Paulo Pezzolano