Topo

OPINIÃO

Corintiano que denunciou torcedor do Boca: 'Nunca vi tanto racismo'

Colaboração para o UOL, em Aracaju

29/04/2022 17h18

O corintiano Felipe Nascimento foi o responsável pelo Boletim de Ocorrência contra o torcedor do Boca Juniors que foi detido por injúria racial após imitar um macaco na Neo Química Arena. Menos de 24h depois, o argentino pagou fiança de R$ 3 mil e foi liberado pela Justiça para responder em liberdade. Em entrevista ao UOL, Felipe contou os bastidores do episódio, disse que fez sua parte na luta antirracista e revelou ainda que recusou um novo ingresso do Corinthians.

Na Live do Danilo e do Vitão, transmitida pelo UOL Esporte toda segunda, quarta e sexta às 15h, os jornalistas Danilo Lavieri, Vitor Guedes e Yago Rudá falaram sobre a série atos racistas na Libertadores e entrevistaram Felipe Nascimento. "Esse mês foi o que mais vi racismo no futebol. Fiz a minha parte", afirmou o auxiliar de cozinha de 23 anos.

"Não fui só eu que denunciei, mas fui eu que abri o B.O. contra esse torcedor. Eu apareço na imagem como o único negro, me senti na obrigação, esse mês foi o que mais vi racismo no futebol", disse.

"Em nenhum momento pensei em terminar de ver o jogo, foi muito além do futebol, falta de respeito com todo mundo, não foi só comigo, muita gente se sentiu ofendida, em nenhum momento eu pensei que iria perder o jogo na hora", continuou seu relato.

"Quando eu vi todo mundo se comovendo em denunciar, eu não ia dar pra trás, mesmo se ninguém tivesse denunciado, eu teria feito, porque foi muito na minha frente. Infelizmente, quando argentino entra no estádio eles se sentem Deus, não me senti encorajado por causa do Corinthians, mas pelo ambiente em que muita gente se comoveu, inclusive muita gente branca. Fiz a minha parte, eu e os dois colegas que denunciamos fizemos nossa parte", completou Felipe.

Felipe Nascimento, de costas, denuncia à polícia ato racista de torcedor do Boca Juniors  - NELSON GARIBA/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO - NELSON GARIBA/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO
Felipe Nascimento, de costas, denuncia à polícia ato racista de torcedor do Boca Juniors
Imagem: NELSON GARIBA/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO

Questionado se teve respaldo do Corinthians no episódio e se depois foi procurado pelo clube, Felipe revelou que recusou um ingresso para outro jogo da Libertadores. Em tempos de ódio nas redes sociais, o corintiano foi acusado de querer se promover com o caso. E respondeu: "nunca precisei disso".

"O advogado poderia ter me acompanhado como representante do clube. Eles entraram em contato comigo depois, quiseram dar um ingresso, mas eu neguei, não quero nada do clube."

"Neguei porque vi algumas pessoas falando que eu estava fazendo isso porque quero me promover, não quero fama em cima disso. Eu já tinha falado que não queria o ingresso de volta, só queria meu dinheiro de volta se pudesse. Vi gente falando que queria me promover, nunca precisei disso", finalizou.

A próxima edição da Live do Danilo e do Vitão será na segunda (2). Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.