Topo

Libertadores - 2022

América-MG leva virada do Tolima no fim e se complica na Libertadores

Jogadores do Tolima comemoram comemoram vitoria ao final da partida contra o America-MG pela Libertadores - Fernando Moreno/Fernando Moreno/AGIF
Jogadores do Tolima comemoram comemoram vitoria ao final da partida contra o America-MG pela Libertadores Imagem: Fernando Moreno/Fernando Moreno/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/04/2022 20h58

O América-MG perdeu por 3 a 2 para o Tolima-COL, no Independência, em jogo válido pela terceira rodada da Libertadores. O gol da virada dos colombianos foi marcado no último minuto da partida disputa da noite de hoje (27).

Os gols do jogo foram todos marcados no segundo tempo. Pedrinho e Hernández (contra) fizeram para o América-MG, e Plata (duas vezes) e Quiñonez para os visitantes.

O resultado mantém o Coelho na lanterna do Grupo D, com um ponto. Independiente del Valle-EQU e Atlético-MG lideram com 5, e o Tolima tem 4.

O América-MG volta a campo pela Libertadores na próxima terça (3), às 21h30, quando recebe o Atlético-MG para o clássico mineiro no Independência. Antes, o Coelho enfrenta o Athletico-PR neste sábado (30), também em casa, às 16h30, pelo Campeonato Brasileiro.

Quem foi bem: Plata

Oportunista, o atacante marcou dois gols para o Tolima e foi o nome da vitória sobre o América-MG.

Quem foi mal: Alê

O meia não conseguiu cumprir seu papel e teve dificuldade para encontrar companheiros em boa posição, dificultando a criação do América-MG. Depois que sentiu dores na coxa e foi substituído, o time melhorou com Felipe Azevedo na função e passou a ser mais perigoso na partida.

Cronologia do jogo

Após um início morno, o América-MG conseguiu ser melhor do que o Tolima no primeiro tempo, mas não conseguiu transformar as boas chances criadas em gols. A primeira veio dos pés de Paulinho Boia, aos 33, defendida por Domínguez. A oportunidade mais clara ocorreu aos 39, quando Juninho largou em velocidade, deu um chapéu no goleiro, mas parou em Hernández, que tirou em cima da linha.

Logo no começo do segundo tempo, aos 7, o Coelho colocou justiça no placar após bela jogada de Paulinho Boia, que deixou Pedrinho na cara do gol para fazer o 1 a 0. Depois disso, porém, o Tolima aproveitou vacilo do América-MG e empatou com Plata, em contra-ataque aos 20. O time de Mancini voltou à frente do placar graças a um gol contra de Hernández, aos 31, mas cedeu novamente o empate aos 41, quando Quiñones deixou tudo igual.

No último lance da partida, Plata virou para o Tolima.

O jogo do América-MG

O Coelho cometeu muitos erros e foi nulo na criação até a parte final do primeiro tempo, mas se encontrou na partida com boas jogadas de Paulinho Boia e Juninho até chegar ao gol com Pedinho. Depois de abrir o placar, o Coelho vacilou defensivamente duas vezes e não aproveitou a vantagem criada por duas vezes. E pior: ainda levou a virada.

O jogo do Tolima

Os colombianos foram escalados pelo técnico Hernán Torres com postura defensiva, apostando em contra-ataques. Lento na transição, o Tolima não levou perigo para Jailson no primeiro tempo. Na etapa final, Quiñones fez o goleiro trabalhar pela primeira vez, mas na sequência o América-MG abriu o placar, o que forçou os visitantes a conseguirem o empate. Após empatar, o time se animou para tentar a virada e conseguiu com Plata.

Fim de uma seca...

O gol de Pedrinho foi o primeiro do América-MG no estádio Independência na atual edição da Libertadores. O Coelho, que havia enfrentado Guarani-PAR e Barcelona-EQU na fase preliminar do torneio continental, e Independiente del Valle-EQU na fase de grupos, ainda não havia balançado as redes como mandante.

... mas outra continua

O América-MG ainda não venceu em casa na Libertadores. Perdeu para Guarani-PAR, Independiente del Valle-EQU e Tolima-COL e empatou com Barcelona-EQU.

Problemas para Mancini

Everaldo seria titular de Vagner Mancini no ataque do América-MG, mas sentiu uma fisgada na coxa esquerda no aquecimento e foi cortado do jogo. Ainda no primeiro tempo, foi a vez do meia Alê também se queixar de dores na coxa esquerda. Felipe Azevedo foi outro deixar o campo mais cedo, no intervalo, após passar praticamente toda a etapa inicial com um problema no olho direito.

FICHA TÉCNICA:

AMÉRICA-MG 2 X 3 TOLIMA-COL

Data: 24 de abril de 2022, quarta-feira
Horário: 19h (de Brasília)
Competição: Libertadores, 3ª rodada da fase de grupos
Estádio: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Andres Cunha (URU)
Assistentes: Nicolas Taran e Carlos Barreiro (URU)
Cartões amarelos: Éder e Lucas Kal (AME); Rovira, Caicedo e Marulanda (TOL)

Gols: Pedrinho (7'/2ºT) e Hernández (contra) (31'/2ºT) (AME); Plata (20' e 49'/2ºT) e Quiñones (41'/2ºT(TOL)

AMÉRICA-MG: Jailson; Patric, Iago Maidana, Éder e João Paulo; Lucas Kal (Flávio), Juninho e Alê (Matheusinho); Pedrinho, Felipe Azevedo (Índio Ramírez) e Paulinho Boia (Carlos Alberto). Técnico: Vagner Mancini

TOLIMA-COL: Domínguez; Marulanda, Quiñones, Caicedo e Hernández; Juan Ríos (Orozco), Rovira (Ureña), Plata, García (Miranda) e Lucumí; Ramírez (Michael Rangel). Técnico: Hernán Torres