Topo

Botafogo tem semana cheia para absorver filosofias de Luís Castro

Luís Castro, técnico do Botafogo, conversa com jogadores durante treino no Nilton Santos - Vitor Silva / Botafogo
Luís Castro, técnico do Botafogo, conversa com jogadores durante treino no Nilton Santos Imagem: Vitor Silva / Botafogo

Leonardo Parrela

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

25/04/2022 04h00

O Botafogo tem, a partir de hoje (25), a chamada semana cheia de treinamentos. A próxima partida da equipe será no domingo (1), diante do Juventude, pelo Brasileirão. Com isso, os jogadores terão mais tempo para compreender e absorver mais filosofias do treinador português Luís Castro - que admitiu ainda estar conhecendo o elenco.

Uma das características pedidas pelo treinador é a polivalência. Após o empate diante do Atlético-GO, o comandante alvinegro comentou sobre como espera que um jogador consiga executar várias funções diferentes dentro do campo. "É fundamental aos jogadores perceberem que, a qualquer momento, podem desempenhar funções diferentes do jogo. Portanto, é isso que os jogadores fazem ao longo do jogo", explicou.

Na partida em Goiânia, Castro achou soluções para deixar o Botafogo mais ofensivo para evitar a derrota, e se baseou nesse conceito. "O Chay teve que vir fazer o volante porque quisemos arriscar mais com um segundo atacante. Tenho que dar uma resposta positiva porque na próxima vez pode não ser ele a entrar porque não foi polivalente em campo", analisou.

O treinador ressaltou que sempre pede muita atenção aos atletas nos momentos de treinamento. Segundo ele, todos os atletas são importantes e precisam estar atentos, justamente para entender como o time vai se portar nas situações ao longo da partida.

"Os jogadores dominam a forma de atacar e defender. Quando damos um treino durante a semana é para todos, não para alguns. Eles ouvem a comunicação e sabem exatamente o que queremos em cada um dos momentos de jogo", disse.

Outro traço da filosofia do português é a intensidade - fator já comentado por atletas e por quem observa os treinos comandados pela atual comissão técnica. Além de desempenhar diferentes funções no campo, Castro sempre espera - e trabalha - para que a equipe dê o máximo dentro de campo. "É isso que percebo dos jogadores, eles desempenham as funções e tem que desempenhar no máximo das suas capacidades", finalizou.