Topo

Palmeiras vê Dudu anotar 4º gol no ano por interferência direta de Abel

Diego Iwata Lima

Do UOL, em São Paulo

24/04/2022 04h00

O gol que fechou a vitória por 3 a 0 do Palmeiras sobre o Corinthians, na noite de sábado, em Barueri, surgiu de uma movimentação que o camisa 7 do Palmeiras passou a executar depois da chegada de Abel Ferreira ao clube, em especial na atual temporada.

Foi Abel quem definiu Dudu como ponta-direita e o sacou da parte central do campo e do lado esquerdo do ataque. E ao que parece, a mudança fez o futebol do jogador se tornar ainda maior.

O português, vale dizer, não foi o primeiro a tentar a movimentação. Cuca, Eduardo Baptista e Felipão arriscaram a alteração. Mas só com Abel, ele se fixou por ali e se estabeleceu de vez.

Em 2022, contando os jogos do Mundial de 2021, de fevereiro, Dudu já fez cinco gols. Destes apenas um, contra o Deportivo Táchira (VEN) não aconteceu com o jogador posicionado como ponta-direita.

Contra Novorizontino e Água Santa, pelo Paulistão, e contra o Corinthians, no Brasileiro, a jogada foi semelhante: o domínio no bico da área, o corte para dentro e o arremate de pé esquerdo. Contra o Al AHly (EGI), na semifnal do Mundial, houve apenas a invasão à área, mas o chute cruzado e forte foi de direita.

"A gente precisava ganhar para recuperar os pontos que perdemos nas primeiras rodadas. Fizemos um grande jogo contra o Flamengo, faltou algum detalhe para ganhar. Tivemos uma intensidade boa hoje [contra o Corinthians], estamos de parabéns pelo resultado". disse Dudu, ao deixar o campo da Arena Barueri.

Demorou um pouco para encontrar lugar ideal

O longo abraço de Dudu e Abel após o terceiro gol do Palmeiras não foi gratuito. Ambos sabem que estão vivendo um momento muito marcante no clube, e que o futebol do jogador só aumenta nas mãos do técnico.

Em 21 partidas na temporada, Dudu já tem sete participações em gols, tendo conseguido também duas assistências. De acordo com o portal de apostas e estatísticas SofaScore, o camisa 7 deu nada menos que 38 passes decisivos na temporada.

Na chegada ao Palmeiras, Abel demorou a encontrar o lugar ideal para Dudu, E chegou a incorrer na tentação de deixá-lo livre para circular, como a maioria dos técnicos dele fez, até fixá-lo na direita.

Depois da vitória sobre o Ituano, pelas quartas do Paulista, Abel encheu a bola do jogador e fez algo que não costuma, que é analisar uma peça individualmente.

"O Dudu tá mais coletivo do que nunca. Tá mais jogador do que nunca. Tá mais assistente do que nunca. É um jogador moderno, completo. Dudu chegou, não começou a jogar logo porque precisava se adaptar e da na melhor forma física. Ele ataca, ele corre, ele cruza, ele defende", disse ele, na ocasião.