Topo

Inter vence o Fluminense no Maracanã em primeiro jogo com Mano Menezes

Do UOL, em Porto Alegre

23/04/2022 20h56

Mano Menezes começou com vitória sua trajetória pelo Internacional. Hoje (23), o time gaúcho fez 1 a 0 no Fluminense, no Maracanã, em jogo válido pela terceira rodada do Brasileirão. O treinador se mostrou agitado, participativo, e tem motivos de sobra para comemorar. Além do simples resultado, Mano encerra sequência ruim do clube gaúcho como visitante no campeonato. Eram sete derrotas nos sete jogos mais recentes fora de casa.

O gol do jogo foi marcado pelo atacante Alexandre Alemão, aos oito minutos do segundo tempo.

A partida teve chance para os dois lados, mas as melhores oportunidades foram do Inter. Tanto no primeiro quanto no segundo tempo. Na reta final do jogo, a torcida do Fluminense protestou contra Abel Braga e a diretoria. O mesmo Abel que, hoje, atual campeão carioca, mais de um ano depois de sua demissão pelo Colorado, ainda desperta observações arrependidas nos corredores do Beira-Rio. E só mais uma das situações peculiares do futebol brasileiro.

O triunfo deixou a equipe gaúcha com seis pontos, provisoriamente ocupando o terceiro lugar na tabela. Já os cariocas, com quatro, ficam na décima colocação.

Na próxima rodada, o Fluminense visita o Coritiba e o Inter recebe o Avaí. Os dois jogos serão no domingo (1). Ambos clubes, no entanto, entram em campo antes pela Copa Sul-Americana. Na terça-feira (26), o Flu recebe o Unión de Santa Fe-ARG e o Inter visita o Independiente Medellín-COL.

Quem decidiu: Alemão

O atacante, emprestado pelo Avaí, entrou no intervalo e marcou o gol da vitória. Ele repetiu o roteiro da partida contra o Fortaleza, quando também saiu do banco para fazer e garantiu o triunfo ao Inter.

Quem decepcionou: Wesley Moraes

Se Alemão entrou é porque o camisa 9 saiu. Emprestado pelo Aston Villa, da Inglaterra, o centroavante chegou a errar passe curto do lado do campo. O lance resume a jornada. Abaixo dos demais jogadores. De ambos os times.

Ganso distribui de letra e explica "ritmo lento"

Paulo Henrique Ganso deu dois passes de letra, ainda no primeiro tempo, e chamou atenção. O camisa 10 do Flu chegou a ouvir apupo do estádio com relação a velocidade do time, mas no intervalo explicou o ritmo da equipe.

"A gente vem de uma maratona e o Inter ficou a semana toda sem jogar. Se a gente não controlar, no segundo tempo ninguém aguenta", disse o meia em entrevista ao Premiere.

Carlos de Pena fecha o meio no Inter

Contratado a pedido de Alexander Medina, o ex-treinador colorado, Carlos de Pena não perdeu espaço logo com a chegada de Mano Menezes. Pelo contrário. O uruguaio saiu jogando e recebe papel decisivo na estratégia contra o Fluminense. O camisa 14 foi improvisado como uma espécie de volante e ajudou o time gaúcho a fechar o centro do campo. Com isso, o plano foi jogar o Flu para os lados. E a equipe de Abel Braga foi.

Flu vai pelos lados e com bola longa

O controle do jogo esteve com o Fluminense, mas o domínio demorou a dar origem a chances de gol. Depois de sofrer para construir, o time passou a investir pelos lados do campo e mais além apostou em bolas longas. Com elas, o ataque levou perigo em duas oportunidades. A equipe terminou no primeiro tempo sendo superior ao Inter.

Inter arranca forte e reduz depois

O Inter fez o caminho inverso ao do Flu. No início, marcou alto e gerou desconforto ao time da casa. Com sete minutos, Rodrigo Moledo perdeu chance clara de cabeça. Aos 10, Pena tentou de fora da área. Aplicado em fechar espaços e esperar o contra-ataque, a equipe teve 40% da posse de bola na primeira etapa. Errou na hora de ser veloz no ataque.

Abel começa com três zagueiros, mas depois muda

A estratégia que começou o jogo mudou ao longo da partida. A formação mudou três vezes, no decorrer do confronto. E o Fluminense, mesmo quando migrou para outra escalação, foi pouco criativo à frente.

Mano bate palmas, mas também pede calma

A estreia jogou holofotes em Mano Menezes à beira do gramado. O treinador foi flagrado parabenizando o time durante o jogo, por conta da marcação. Em outra cena, o técnico abriu os braços e pediu calma aos jogadores para não apressar o lance.

Inter faz gol cedo no segundo tempo

No início da etapa final o time gaúcho abriu o placar. Jogada pela esquerda, com Wanderson saiu do flanco e Carlos de Pena sendo garçom. O cruzamento à meia altura foi um dos lances de profundidade da equipe, até o apito final. Mas a melhor chance. Efetividade comprovada: 1 a 0. As outras oportunidades foram em chutes, tanto de dentro como de fora da área, e Fábio brilhou.

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 0 X 1 INTERNACIONAL

Data e hora: 23/04/2022, sábado, às 19h (de Brasília)
Local: estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Alex dos Santos (SC) e Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Público: 14.322 pagantes; 16.176 presentes
Renda: R$ 472.727,50
Gols: Alemão, aos 8' do segundo tempo (INT)
Cartões amarelos: David Braz, Luccas Claro, Fred, Abel Braga, Calegari Arias (FLU); David, Daniel, Rodrigo Dourado (INT)

FLUMINENSE: Fábio; Calegari, Nino, Manoel (Luccas Claro), David Braz (Luiz Henrique) e Marlon; André, Martinelli (Fred) e Ganso (Matheus Martins); Willian Bigode (Arias) e Cano
Técnico: Abel Braga

INTERNACIONAL: Daniel; Bustos, Rodrigo Moledo, Mercado e Renê; Gabriel, Edenilson (Rodrigo Dourado) e Maurício (Boschilia); De Pena, Wanderson (David) e Wesley (Alemão)
Técnico: Mano Menezes