Topo

Brasileirão - 2022

Colunistas opinam: Palmeiras já superou Vasco como maior rival do Flamengo?

Flamengo e Palmeiras voltam a se enfrentar após final da Libertadores em 2021 - AFP
Flamengo e Palmeiras voltam a se enfrentar após final da Libertadores em 2021 Imagem: AFP

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

20/04/2022 04h00

Adversários na final da Copa Libertadores de 2021, Flamengo e Palmeiras voltam a se encontrar na noite de hoje (20). O duelo antecipado da quarta rodada do Campeonato Brasileiro está marcado para as 19h30 (de Brasília), no Maracanã.

A rivalidade entre as equipes só cresceu nos últimos anos, e a tendência é que se torne cada vez mais acirrada, até mesmo fora de campo. Para o jogo de hoje (20), por exemplo, apenas torcedores rubro-negros estarão presentes no Maracanã, uma vez que o clube carioca vai fazer valer o direito dado pelo STJD ainda como reflexo do segundo turno do campeonato de 2019, quando apenas palmeirenses puderam estar presentes no Allianz Parque.

Diante da atual rivalidade entre os dois clubes e do declínio do Vasco, que volta a disputar a Série B em 2022, convocamos os colunistas do UOL Esporte para responderem à seguinte pergunta: o Palmeiras já superou o Vasco como maior rival do Flamengo? Confira as respostas:

O Palmeiras é, atualmente, o maior adversário do Flamengo, sob a ótica de ser quem mais disputa espaço e títulos. Rival é outra coisa, é algo construído regionalmente, na infância das torcidas, nas disputas de bairros, nas provocações na escola. Há uma sazonalidade, um fator que depende do momento de cada time, mas rival é aquele com quem você cresce, divide a vida. Os maiores rivais do Flamengo são Fluminense, Vasco e Botafogo. Do Palmeiras são Corinthians, São Paulo e Santos.
ALICIA KLEIN

Não. Maiores rivais do Flamengo são Vasco e Fluminense, maior rival do Palmeiras é o Corinthians. Rivalidade atual é sazonal, aditivada pelo ódio e binarismo das redes sociais.
ANDRÉ ROCHA

O Palmeiras é o que faz frente ao Flamengo na disputa pelos títulos. A rivalidade é crescente e não é só de rede social. Há músicas cantadas pelas duas torcidas nas arquibancadas, ruas e até aeroporto. Até jogadores se envolvem nisso. Hoje é o duelo que mais chama a atenção no país, até por serem os últimos campeões de Libertadores. Mas a rivalidade regional é sempre muito forte e histórica. Nunca será apagada.
DANILO LAVIERI

Não superou e jamais superará. Rivalidades locais são imbatíveis. As interestaduais são efêmeras. Galo x Flamengo, Inter x Corinthians, Botafogo x Santos?
JUCA KFOURI

Superar é um verbo que dificilmente poderá ser usado um dia. Teríamos de esperar umas 4 ou 5 gerações e Flamengo e Palmeiras teriam de estar no topo esse tempo todo ou quase todo. Mas engana-se quem acha que as rivalidades estaduais sempre mandarão. O futebol nasce e cresce nas rivalidades estaduais, isso é verdade. Mas atenção! Ele virou nacional há 20 anos. As rivalidades nacionais estão substituindo as regionais, sim. Superar pode não ser o melhor verbo. "Substituir" cabe com perfeição.
JULIO GOMES

As rivalidades dentro do estado ainda são maiores. Mesmo com Vasco e Fluminense em fases inferiores, financeiramente e tecnicamente, a rivalidade com o Palmeiras é pontual.
MARCEL RIZZO

Esse é o objetivo de muitos, sem dúvida, rivalizar com o Flamengo. Mas os rivais rubro-negros são os três grandes do Rio, principalmente Vasco e Fluminense. Essa rivalidade com o Palmeiras é algo momentâneo, sazonal até.
MAURO CEZAR

Se o Fluminense, Botafogo ou o Vasco decidirem um título contra o Palmeiras, o torcedor do Flamengo unirá forças com o Palmeiras. Se o Flamengo disputar um título contra o São Paulo ou o Corinthians, o torcedor do Palmeiras estará como Flamengo. A rivalidade regional é o que importa. E como falar de Flamengo x Palmeiras sem lembrar do Galo, que deixou ambos na poeira no último Brasileiro?
MENON

Acho que a maldita globalização vai seguir tentando criar rivalidades alargadas, mas quero acreditar que elas jamais superarão as estaduais. O grande rival do Flamengo é o Fluminense. O Fla-Flu, disse Nelson Rodrigues, surgiu dez minutos antes do nada. Na década de 80, Galo e Flamengo construíram uma rivalidade histórica, com todos os requintes de crueldade que um duelo como esse tem: apoteoses, injustiças, glórias, fracassos. Mas o Cruzeiro vai ser pra sempre o grande rival do Atlético. Assim como o Corinthians do Palmeiras. Acho que viveremos para ver o todo poderoso Capital tentar fabricar uma rivalidade como Palmeiras x Chelsea, São Paulo x Liverpool. Mas elas sempre terão alguma coisa de frágil, alguma coisa de oportunista, alguma coisa de falso. Eu fico com as grandes rivalidades estaduais.
MILLY LACOMBE

Bom, o Vasco não é o maior rival do Flamengo. Isso foi história inventada pelo Eurico. O maior adversário do Flamengo é o Fluminense. Sempre foi. O Palmeiras é, atualmente, o grande rival nos últimos anos. Mas a rivalidade estadual sempre será a maior.
RENATO MAURÍCIO PRADO

Não. E isso jamais vai acontecer. A rivalidade estadual é histórica. A disputa com o Palmeiras é momentânea pelo bom momento das duas equipes. E pode até acabar logo, já que o Atlético-MG vem também ganhando tudo e tem até um histórico de rivalidade maior até com o Flamengo do que o próprio Palmeiras.
RODOLFO RODRIGUES

Não. A rivalidade interestadual entre Palmeiras e Flamengo sempre foi considerável, mas muito em virtude do histórico de violência entre torcidas organizadas dos dois clubes. Isso, aliás, foi reforçado pela principal torcida do Vasco ser aliada da principal do Palmeiras. Atualmente, são os clubes que mais venceram campeonatos no país, o que cria uma rivalidade natural pelo poder, mas o Vasco é muito mais rival do Flamengo do que o Palmeiras.
RODRIGO COUTINHO

Sob o ponto de vista de disputa no topo por competições, o Palmeiras é o adversário mais relevante do Flamengo nos últimos cinco anos. Mas, em termos de antagonismo histórico, os maiores rivais são Fluminense e Vasco, variando conforme a fase de cada time. Hoje, o Fluminense talvez faça os jogos mais simbólicos com o Fla, como ocorreu com o Vasco do final da década 80 até meados dos anos 2000.
RODRIGO MATTOS

Não. Apesar de uma tara colonizada pós-moderna de importar tudo, a rivalidade no futebol brasileiro foi historicamente construída pela lógica regional. Palmeiras hoje, como o Atlético-MG nos anos 80, é o time a ser batido pelo Flamengo. Rivalidade é outra coisa: rivais do Palmeiras são Corinthians e São Paulo, rivais rubro-negros são Vasco, Fluminense e Botafogo. O resto é fanfarronice sazonal!
VITOR GUEDES