Topo

OPINIÃO

Mauro Cezar: O Brasil não tem realmente 20 times de Série A

Do UOL, em São Paulo

19/04/2022 04h00

O Corinthians assumiu a liderança do Brasileirão ao bater o Avaí por 3 a 0 no último sábado (16), na Neo Química Arena, em uma atuação ruim do clube catarinense, que volta à Série A após três anos, quando teve uma das piores campanhas da história dos pontos corridos, com 20 pontos e três vitórias, acima apenas do América-RN em 2007, que teve 17 pontos e quatro vitórias, e da Chapecoense, que no ano passado somou apenas 15 pontos, com uma vitória em 38 jogos.

No podcast Posse de Bola #220, Mauro Cezar Pereira questiona se há 20 times de primeira divisão no Brasil. O jornalista considera que as más campanhas de algumas equipes como algo que justificaria um campeonato da Série A com 18 clubes.

"Eu estava aqui pensando, vira e mexe esse pensamento volta, o Brasil não tem realmente 20 times de Série A, não tem. O Brasil não tem 20 times de Série A, se tivesse 18 times estava de bom tamanho. Ou alguém vai me dizer que a Chapecoense no ano passado, que ganhou um jogo, era um time de Série A? O Sport do ano passado era um time de Série A? Não era. Eram dois times de Série B, o time, não o clube, o time do ano passado, naquele momento", diz Mauro.

"Como agora você vê o Avaí e o Avaí é um intruso, não é um time de Série A. A não ser que ele melhore, traga jogadores, o Barroca faça uma mágica, o time é muito ruim. O América-MG mandou o técnico embora porque perdeu para esse time, inclusive, e aí mandou embora o Marquinhos Santos e contratou de volta o Vagner Mancini", completa.

Na avaliação do colunista do UOL, o futebol brasileiro não tem 20 times com nível técnico para a disputa da primeira divisão, e o Avaí é um exemplo claro pelo nível de futebol que demonstrou no jogo diante do Corinthians.

"Eu acho que 20 times, de fato, tecnicamente, eu quero dizer, você não encontra 20 times, sempre tem uns dois que destoam demais. Em todo o campeonato o time ganhou um jogo, quantos jogos o Avaí vai ganhar? O time é muito ruim", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.