Topo

Fluminense

Fred se torna maior artilheiro da história Copa do Brasil: 'é especial'

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

19/04/2022 23h57

Autor do gol da vitória do Fluminense sobre o Vila Nova, na noite de hoje (19), no Maracanã, Fred se tornou artilheiro isolado da Copa do Brasil, com 37 gols. Com a aposentadoria marcada para iniciar em julho, quando termina o contrato com o Tricolor, o camisa 9 ressalta ter sido um momento especial — até então, estava empatado com Romário.

Atuando em casa, o time de Abel Braga chegou a estar perdendo por 2 a 0, mas conseguiu a virada com Ganso, Cano e Fred, que marcou já quase no fim. O jogo da volta será em 11 de maio, no Serra Dourada.

"Foi especial. 2022 também com o título do Carioca, muito importante para a gente. Sempre esperei, perseverei. As coisas boas vêm acontecendo na minha vida no momento certo e acho que hoje foi um momento mais que especial, pelos 2 a 0... Entrei estava 2 a 1. Passei da bola e o Cano fez o gol, e depois fiz o gol da virada. Vitória da superação, tivemos o Caio Paulista que sentiu a coxa. Ficamos com um a menos e conseguir essa vitória de virada foi especial. Lógico que não era esperado esse susto, mas dentro do contexto da partida foi uma grande vitória para a gente", disse, ao SporTV.

"Para mim, é especial [assumir a artilharia]. Estou leve, cara. Falando bem a verdade, eu sabia que mais um gol eu me isolaria nesta artilharia, mas estou leve, curtindo cada concentração, almoço e jantar com meus companheiros. Curtindo a minha torcida. Minha filha está aqui, irmã, esposa, amigos... Então, assim, estou sem pressão, sem peso. Estou curtindo e, graças a Deus, estou sendo abençoado nestes últimos momentos estarem sendo tão marcantes", completou.

Questionado se há chances de prorrogar o vínculo com o Fluminense e adiar o adeus aos gramados, Fred voltou a negar tal cenário.

"Não... O Mario [Bittencourt, presidente] já me pressionou, o Paulo [Angioni, diretor de futebol] já me pressionou, mas, como falei antes, quero poder curtir um pouco mais a minha família, sabe? Levar na escola, levar à pracinha para jogar bola, poder viajar um fim de semana, participar da reunião dos pais na escola. Coisas que não consegui fazer na minha vida inteira. Tenho uma de 16 anos, a Giovanna, e sinto que ficou marcado isso para ela. Então, quero estar também nessa fase difícil da adolescência junto com ela e com os dois pequenos, porque isso passa rápido, né? Quero curtir. Tenho 20 anos de profissional, curti muito. Quero curtir, namorar minha esposa, curtir meus filhos e poder desfrutar um pouco do futebol, que é uma pressão danada (risos)", afirmou.

O camisa 9 disse que, em um futuro próximo, pode se juntar aos tricolores na arquibancada do Maracanã:

"Vou, lógico, Vou estar aí no meio da galera, subir a rampa cantando, galera no tambor, e eu com meu filho no ombro. Isso é um sonho, já falei algumas vezes".

Após a partida, foi Fred quem concedeu entrevista coletiva, e tocou em alguns outros pontos.

Partida contra o Vila Nova

"No Brasil, infelizmente, temos o hábito de, quando uma equipe de menor expressão ganha o jogo, a gente tende a olhar os erros da equipe grande e deixa de olhar as qualidades do time de menor expressão. Eu estava no banco e vi um Vila Nova muito bem organizado, saindo nos contra-ataques. No primeiro, tempo eles foram superiores mesmo. A gente cedeu os contra-ataques para eles e acabou ficando ficou bem ruim. Fomos para o vestiário, o Abel acalmou, cobrou o que tinha de cobrar, fomos firmes. E o que mais falamos é que tínhamos que perseverar até o final. Acho que fomos premiados pela perseverança mesmo. Perdemos um jogador com o Caio Paulista, que sentiu, mas continuamos martelando. Conseguimos o empate e o meu gol. Estamos satisfeitos".

Atuação do time

"O Abel tem estratégia e passou para a gente. Nos primeiros minutos, a gente acabou sofrendo, às vezes não sai do jeito que a gente quer, às vezes o adversário surpreende pela imposição. O Abel está mesclando bastante, alternando situações de jogo. Nós estamos usando todas as estratégias para ganhar. Fora de casa e dentro de casa, a gente tenta ganhar. Mas não dá para ganhar de qualquer jeito, futebol está muito difícil. Prefiro enaltecer nosso segundo tempo porque foi uma virada muito boa"

Fluminense