Topo

Conselho da Portuguesa aprova criação de SAF; veja os próximos passos

Torcida da Portuguesa tem motivos para comemorar em 2022: título da A-2 e busca por SAF - Rodrigo Corsi/Agência Paulistão
Torcida da Portuguesa tem motivos para comemorar em 2022: título da A-2 e busca por SAF Imagem: Rodrigo Corsi/Agência Paulistão

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

19/04/2022 14h25

A exemplo de Cruzeiro, Vasco e Botafogo, a Portuguesa é mais um clube tradicional do Brasil a caminhar em direção à SAF. Na última segunda-feira (18), o Conselho Deliberativo do clube rubro-verde aprovou a criação da Sociedade Anônima de Futebol após uma decisão unânime entre os 110 membros do clube.

A reunião, realizada no Salão Nobre do Canindé, aconteceu um dia após a conquista do título da Série A-2 do Campeonato Paulista. A volta à elite já havia sido confirmada no último dia 9, após embate com o Rio Claro; no domingo (17), a Lusa levantou a taça do torneio estadual ao vencer o São Bento.

De acordo com a proposta da diretoria executiva, o patrimônio imobiliário ainda pertence ao clube e não faz parte da SAF. Vale ressaltar que, antes de todos esses pontos serem tratados pelos conselheiros, o projeto teve aval do COF (Conselho de Orientação e Fiscalização), que aprovou a mudança do modelo de gestão, com 100% das ações ficando para a Portuguesa.

Para ser efetivado, o projeto da SAF ainda precisa ser aprovado em Assembleia Geral pela maioria dos sócios. Ainda não há data definida.

O advogado Luiz Henrique Martins Ribeiro, que foi presidente do Tubarão-SC — um dos primeiros clubes-empresa do futebol brasileiro— durante quatro anos e hoje presta consultoria para agremiações que pretendem migrar do modelo associativo para o empresarial, analisa o potencial de captação de uma SAF na Lusa.

"É um clube histórico e com uma torcida muito envolvida. Além disso, a agremiação tem um alto engajamento da comunidade. É um time muito querido num grande centro, pois é o segundo de muitos outros torcedores de São Paulo. Outro ponto importante é a questão imobiliária, porque além de ter um belo estádio, bem localizado, pode ser usado para outros eventos, não só para o futebol", explica.

"A SAF fará com que haja uma segurança maior no enfrentamento da dívida, seja judicial ou extrajudicial. O mix entre uma boa oportunidade em razão da localização, de investimento imobiliário, com um bom enfrentamento de pendências financeiras e a possibilidade de crescimento de torcida, faz com que o projeto seja atrativo para investidores no futuro", complementa.

Depois do título da A-2, a Portuguesa agora começa a se preparar para a Copa Paulista. A competição, que dá vaga à Série D do Brasileiro, tem início previsto para 3 de julho.