PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Atlético-MG inicia busca por objetivo que só o rival Cruzeiro conseguiu

Atlético-MG foi o campeão da Copa do Brasil 2021 - Lucas Figueiredo/CBF
Atlético-MG foi o campeão da Copa do Brasil 2021 Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Lohanna Lima

Colaboraçao para o UOL, em Belo Horizonte, MG

19/04/2022 04h00

O Atlético-MG inicia sua caminhada na Copa do Brasil, amanhã (20), diante do Brasiliense, no Mineirão, às 19h (de Brasília), para defender o título conquistado no passado, em cima do Ahletico-PR. Com isso, o Galo vai em busca de um objetivo que só o maior rival, o Cruzeiro, conseguiu: o de conquistar a competição duas vezes consecutivas.

O Cruzeiro é o maior campeão do torneio com seis títulos. Dois deles foram conquistados em duas temporadas seguidas: o de 2017, quando a Raposa bateu o Flamengo nos pênaltis no Mineirão, e em 2018, quando a vítima foi o Corinthians, derrotado nos dois jogos da decisão pela equipe celeste.

Por estar na disputa da Libertadores, o Galo entrará direto na terceira fase da Copa do Brasil. A equipe alvinegra possui dois troféus da competição, o atual e o de 2014, conquistado diante do próprio Cruzeiro. O Galo ainda tem um vice-campeonato do torneio, na temporada de 2016, quando foi superado pelo Grêmio.

Falando no rival, o Atlético se igualou ao Cruzeiro no ano passado ao conquistar em um mesmo ano o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro, feito da Raposa em 2003. Conhecido como a "Tríplice Coroa", o Galo, no entanto, optou por utilizar uma nomenclatura diferente da do clube celeste para a conquista e batizou o seu feito de "Triplete Alvinegro".

Reencontro com algoz

O duelo com Brasiliense despertou más lembranças ao torcedor alvinegro. Em 2002, o time Brasília estava na Série C e despontava como sensação do país. O Galo foi eliminado na semifinal da Copa do Brasil ao perder os dois jogos: 3 a 0 no Mineirão e 2 a 1 em Brasília.

Em 2005, as equipes voltaram a se enfrentar pelo torneio mata-mata, com melhor sorte para o Atlético. Os times jogaram pela segunda fase, em partida única, e o Galo venceu o jogo por 3 a 1 em Brasília.

Futebol