Topo

Crias do Ninho, João Gomes e Lázaro brilham em 2022 e são destaques no Fla

João Gomes disputa bola com Gabriel Sara em Flamengo x São Paulo - Thiago Ribeiro/AGIF
João Gomes disputa bola com Gabriel Sara em Flamengo x São Paulo Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/04/2022 04h00

O meia-atacante Lázaro e o volante João Gomes foram decisivos na vitória do Flamengo contra o São Paulo na tarde de ontem (17), por 3 a 1. Crias do Ninho do Urubu, os jovens tiveram ótimo desempenho no Maracanã, e deram assistências para os gols de Gabriel e Isla, respectivamente.

Com a atuação pela segunda rodada do Brasileirão, ambos deram recados para Paulo Sousa: Gomes prova que mereceu ganhar a titularidade concedida pelo português, enquanto Lázaro mostra que pode brigar por espaço entre os 11 iniciais.

Na coletiva de imprensa após a partida ante o Tricolor, Paulo Sousa foi perguntado sobre o que pensa a respeito das duas crias do Ninho, e foi só elogios à dupla.

"Eles são dois jogadores diferentes, frescos mentalmente, que querem se impor no futebol profissional. Têm entendido, se dedicado e trabalhado e sido premiados pelo que estão plantando", afirmou o português.

João Gomes lidera números defensivos do time

Defensivamente, João Gomes mais uma vez se sobressaiu, e, contra o São Paulo, participou ativamente na marcação alta rubro-negra. Foi assim, inclusive, que colaborou na construção primeiro gol, ao desarmar Rodrigo Nestor no lance que culminou em Gabriel Barbosa balançando a rede.

Já na segunda etapa, o camisa 35 ainda deu uma assistência em profundidade para achar Isla, livre, que marcou um belo gol.

O volante de 21 anos tem a confiança de Sousa, ganhou a posição de Andreas Pereira e hoje é titular ao lado de Willian Arão na dupla de volantes do time. Seus números revelam a importância que possui para o setor defensivo e o meio-campo flamenguista.

Na atual temporada, João Gomes atuou em 18 partidas, 12 delas como titular. Segundo os dados da Footstats, entre os atletas do Fla, o meio-campista é o líder em desarmes (49), interceptações (10) e falta sofridas (40) em 2022, além de acertar 89% dos passes que tenta.

Lázaro pede passagem

Não tão consolidado quanto Gomes entre os titulares, Lázaro vive franca evolução neste ano. Mesmo atuando como titular em oito dos 15 jogos que disputou, o meia-atacante é, ao lado de Arrascaeta, o líder de assistências do time em 2022.

Os seis passes para gols do camisa 13 foram oferecidos ao uruguaio, Matheuzinho, Bruno Henrique e Gabigol, três vezes. Além de colocar os colegas de equipe em condições para marcar, ele foi às redes em duas oportunidades. Em média, Lázaro precisa de pouco menos de 90 minutos para participar de um gol.

No confronto contra o São Paulo, saiu dos pés do meia-atacante a assistência cirúrgica para encontrar Gabigol, que, na grande área, abriu o placar do Maracanã.

Lázaro parte para cima de Igor Gomes em Flamengo x São Paulo, pelo Brasileirão - Marcelo Cortes / Flamengo - Marcelo Cortes / Flamengo
Lázaro parte para cima de Igor Gomes em Flamengo x São Paulo, pelo Brasileirão
Imagem: Marcelo Cortes / Flamengo

O jovem de 20 anos também deu bons passes para Arrascaeta e David Luiz, que por pouco não marcaram, e foi participativo no ataque rubro-negro. Ele também levou perigo em dois chutes —um defendido por Jandrei e outro bloqueado por Diego Costa— e passou perto de fazer seu terceiro gol na temporada.

Embora tenha sido escalado ontem no lugar de Bruno Henrique, que ainda se recupera de lesão, o garoto tem feito sombra para Everton Ribeiro, que, exceção feita ao jogo contra o Talleres, pela Libertadores, não vive sua melhor temporada no Fla.

O próximo compromisso de Lázaro e João Gomes com a camisa do Fla será na quarta-feira (20), contra o Palmeiras, em jogo antecipado da quarta rodada do Brasileirão, às 19h30 (de Brasília), no Maracanã.