Topo

Refugiado ucraniano de 12 anos entra em jogo do Shakhtar e faz gol; assista

Garoto fez gol simbólico em amistoso após ter que fugir da guerra na Ucrânia - Reprodução/Twitter
Garoto fez gol simbólico em amistoso após ter que fugir da guerra na Ucrânia Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

16/04/2022 11h15

Um garoto refugiado da guerra na Ucrânia entrou em campo durante amistoso do Shakhtar Donetsk e fez até gol na última quinta-feira (14). Dmytro Keda, de 12 anos, tornou-se um símbolo das manifestações contra a invasão russa em seu país (assista no vídeo abaixo).

O lance emocionou muita gente presente no estádio de Gdansk, na Polônia, onde o Shakhtar enfrentava o Lechia, um time local. O amistoso estava empatado em 2 a 2 quando Keda entrou em campo para substituir o camisa 10 do time ucraniano, Mudryk. O garoto entrou em campo de óculos, camisa com número 21 e o nome de sua cidade natal nas costas, Mariupol.

Em momento marcante, jogadores dos dois times combinaram para que ele invadisse a área sozinho e chutasse ao gol vazio. Na comemoração, foi aplaudido pelas duas equipes e por todo o estádio, e o vídeo que viralizou nas redes sociais.

Mariupol é uma das maiores cidade da Ucrânia e talvez a mais atingidas por ataques russos desde o início da invasão. Milhares de famílias precisaram deixar suas casas, incluindo a de Keda, que chegou a frequentar jogos do Shakhtar na infância e agora é uma das quase 5 milhões de crianças obrigadas a recomeçar em outro lugar.

O próprio Shakhtar Donetsk é um time refugiado. O clube originalmente é da região de Donbas, mas não joga em casa desde 2014 por causa do levante separatista que, com apoio da Rússia, entrou em guerra com as forças oficiais ucranianas. Esta mesma região se tornou o foco do exército russo na guerra após derrotas militares nos arredores de Kiev.

Este foi o terceiro amistoso disputado pelo Shakhtar Donetsk desde que o futebol ucraniano foi interrompido por causa da guerra. O time e o rival Dínamo de Kiev têm feito jogos em outros países para arrecadar dinheiro para as vítimas da guerra. O próximo compromisso da equipe é contra o Fenerbahce, em Istambul, na terça-feira (19).