Topo

Luiz Felipe: zagueiro disse não ao Brasil e aceitou convocação da Itália

Luiz Felipe é jogador da Lazio e, agora, também da seleção italiana - Divulgação
Luiz Felipe é jogador da Lazio e, agora, também da seleção italiana Imagem: Divulgação

Eder Traskini

Do UOL, em Santos (SP)

13/04/2022 04h00

Do sofá de uma sala requintada veio o "sim" definitivo: Luiz Felipe, zagueiro da Lazio (ITA), seria jogador da seleção da Itália e não da brasileira. O atleta havia chegado na casa de Roberto Mancini, técnico da seleção da Itália, algumas horas antes. O convite fora feito pelo próprio treinador com um intuito muito maior do que um simples café. Naquela noite, Mancini convenceu o ítalo-brasileiro que a "azzurra" era a escolha certa.

O defensor de 25 anos, que deve se transferir para o Bétis (ESP) nesta janela, tinha o sonho de jogar pela seleção brasileira. Chegou a ser convocado algumas vezes nas categorias de base, mas nunca conseguiu estar 100% fisicamente quando treinou com as equipes. Na última temporada, rejeitou o convite da seleção brasileira olímpica antes mesmo de tomar a decisão definitiva sobre qual país defenderia permanentemente — se ele jogasse as Olimpíadas pelo Brasil, não poderia trocar a cidadania esportiva. Em ano final de contrato e vindo de uma lesão grave, Luiz Felipe não quis vestir a amarelinha novamente no sacrifício e prejudicar uma temporada tão importante no clube.

Na prática, abdicou de uma medalha olímpica de ouro e se viu no fim da fila na disputa pela quarta vaga da zaga para a Copa do Mundo 2022. E aí a Itália voltou à carga.

Jogador já falou não para a Itália

Luiz Felipe já tinha sido chamado para a Itália algumas vezes e rejeitado. No entanto, quando o convite para disputar a Eurocopa sub-21 pela 'azzurra' chegou, não conseguiu dizer não. O aceite, porém, foi seguido de uma ligação que mudaria a história em cima da hora: Edu Gaspar, então coordenador de seleções, avisou que ele estava no radar brasileiro. A desistência pegou mal na Itália e Luiz Felipe foi esquecido por um tempo. A convocação para o Brasil nunca veio e, mais maduro, o zagueiro começou a mudar sua mentalidade. Grato à Itália por ter feito toda a carreira no país, ele começou a ver com bons olhos vestir o uniforme da 'azzurra'.

Foi necessário um trabalho de relacionamento da parte italiana da AIS, empresa que agencia sua carreira, para reestruturar a imagem do atleta perante a federação do país. Ao explicar que Luiz Felipe tinha, sim, desejo de defender a Itália, o convite do técnico Mancini não demorou a chegar. O zagueiro ficou surpreso com o nível de conhecimento do treinador da seleção italiana sobre seu futebol e muito mais com papel que Mancini via para ele nos próximos anos na Itália.

Luiz Felipe não entrou em campo, mas estava com o grupo italiano que perdeu para a Macedônia do Norte na fase mata-mata das eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo do Qatar 2022. A atual campeã europeia está pela segunda vez consecutiva fora da Copa do Mundo, o que deve acelerar a renovação da 'azzurra'. O processo será conduzido por Roberto Mancini, que foi mantido no cargo, e deve ter Luiz Felipe como uma das peças centrais.