Topo

São Paulo

São Paulo rebate novas críticas de Dani Alves: "ninguém é maior que o SPFC"

Daniel Alves lamenta durante Palmeiras x São Paulo pela Libertadores - VINICIUS NUNES/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO
Daniel Alves lamenta durante Palmeiras x São Paulo pela Libertadores Imagem: VINICIUS NUNES/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO

Eder Traskini

Do UOL, em Santos (SP)

12/04/2022 20h16

O São Paulo se posicionou sobre as críticas de Daniel Alves em documentário produzido pela Fifa sobre o jogador. O lateral abordou sua passagem pelo clube paulista, voltou a falar sobre falta de planejamento da equipe e afirmou que chegou ao seu limite antes de sair.

Em nota, o Tricolor afirmou: "O São Paulo Futebol Clube tem um acordo de confidencialidade mútua no distrato com o jogador e vai cumpri-lo. Seguimos com o bom ambiente o nosso trabalho e focado nas competições. Ninguém é maior do que o São Paulo Futebol Clube"

Sete meses depois de sua controversa saída do São Paulo, Daniel Alves comentou sua passagem pelo clube do coração em uma série produzida pela Fifa e disponível no novo serviço de streaming da entidade. No primeiro episódio da produção, que também aborda sua participação na conquista do ouro olímpico, o lateral de 38 anos disse ter chegado ao seu limite no time e criticou uma falha no planejamento da diretoria.

"Fui vivendo várias fases no São Paulo, que foram me desacreditando que valeria a pena estar no clube", afirmou o hoje jogador do Barcelona. "Tomei a decisão de ir para o São Paulo para realizar um sonho e pensando que poderíamos construir alguma coisa juntos", acrescentou.

"Planejamos isso, mas começou a falhar a estratégia que tinham me convencido a vir. Eu cheguei no meu limite, entendeu? Essa é a real, chegou no meu limite", disparou o ex-camisa 10 do Tricolor.

O episódio 'Sob meu controle' apresenta momentos vividos pelo jogador com o São Paulo, desde a sua recepção no Aeroporto de Congonhas, passando pela sua apresentação no Morumbi lotado e chegando a episódios polêmicos. Entre eles, a obra destaca a eliminação para o Mirassol no Paulistão de 2020 e sua postura após ter fraturado o braço.

"Sou uma pessoa que gosta dos desafios, então comecei a ter resiliência e ter a inteligência de [pensar]: 'Ok, isso não vai ser o que me planejaram, porque eles não têm poder de decisão, mas isso a gente pode dar um giro e tentar a adaptação do processo'", relembrou.

"Aí você fala: 'Vale a pena estar pagando esse preço? Vale a pena esse tipo de situação? Por mais que eu seja são-paulino, que eu queira que o São Paulo trace um caminho diferente, não tenho poder para fazer isso", completou Dani Alves. O único dirigente do São Paulo que aparece nas filmagens é Alexandre Pássaro, ex-executivo de futebol do Tricolor.

Sem citar nomes ou situações, o multicampeão disse que teve início um processo que estava "mais prejudicando do que que ajudando" o São Paulo. "Isso não é bom para mim, não é bom para eles, não é bom para a gente. Se não é bom, melhor dar um stop. O controle está na minha mão", explicou.

Dani Alves também revelou que começou a analisar sua situação no clube quando estava defendendo a seleção brasileira nas Olimpíadas. "Comecei a pensar muito se nós estávamos fazendo bem, porque quando você começa a viver lindos momentos, em lugares diferentes, você começa a comparar uma coisa boa e uma coisa ruim. Aí você fala: 'Cara, a abelha não tem tempo de ensinar a mosca que mel é melhor que merda'", afirmou.

A série também tratou da sua polêmica declaração após a conquista do ouro olímpico ao jornalista Demétrio Vecchioli, do UOL Esporte. Na ocasião, ele disse que não tinha abandonado o São Paulo para participar do evento e que o clube "falhou muitas vezes" com ele.

Daniel Alves ainda reforçou que se considera realizado por ter vestido a camisa que sonhou e ter sido campeão representando o clube paulista. Ele completou que suas decisões sempre foram assertivas, "em prol do conjunto" e que ele não é individualista.

Por fim, a produção da Fifa mostra os bastidores de seu adeus ao clube. Na companhia de seu agente, Fransérgio Ferreira, e de um amigo, o lateral se mostrou insatisfeito com o texto de despedida que tinha formulado e reelaborou o conteúdo que postaria nas redes sociais.

"Aí, na moral? Vou criar o meu texto, não dá para seguir isso aqui não. Vou ter que colocar o negócio lá de 'não jogar mais aqui', velho. 'Ganhar com o clube do coração não tem preço'. Tem que enfatizar isso, que era um sonho, mas precisam defendê-lo com a hombridade necessária, sem interferência, entendeu?", disse.

"A gente deveria dar uma enfatizada, porque tem que dar esse aviso, tem que dar uma alfinetada, senão não sou eu. Queria comentar uma parada aqui, tipo assim: 'Não é sobre dinheiro, é sobre sonho'. Tenho que dar uma cotovelada, sério", finalizou Daniel Alves.

O lateral teve seu contrato rescindido com o São Paulo em setembro de 2021. Ele foi apresentado pelo Barcelona dois meses depois, em novembro, mas sua reestreia pelo clube catalão aconteceu em janeiro deste ano. Daniel Alves está nas últimas convocações de Tite e deve ser chamado para a Copa do Mundo de 2022, no Qatar.

Em nota, o São Paulo se posicionou sobre as críticas: "O São Paulo Futebol Clube tem um acordo de confidencialidade mútua no distrato com o jogador e vai cumpri-lo. Seguimos com o bom ambiente o nosso trabalho focado nas competições. Ninguém é maior do que o São Paulo Futebol Clube"

São Paulo