Topo

OPINIÃO

Futebol sem Fronteiras #44: Duelo Klopp x Guardiola marca decisão do Inglês

Do UOL, em São Paulo

08/04/2022 04h00

Neste domingo (10), Manchester City e Liverpool se enfrentam em um duelo que vale a liderança do Campeonato Inglês. Entre os principais atrativos desta partida, o duelo entre os técnicos Jürgen Klopp e Pep Guardiola será mais um tira-teima entre eles. O jogo, que pode significar um grande passo rumo ao título da Premier League, está marcado para 12h30 (horário de Brasília), com acompanhamento minuto a minuto do Placar UOL.

No podcast Futebol sem Fronteiras #44 (ouça na íntegra no episódio acima), o colunista Julio Gomes e o correspondente internacional Jamil Chade receberam o jornalista Fernando Duarte, da BBC e que mora há 20 anos na Inglaterra. Eles conversaram sobre o duelo entre os treinadores e o impacto que Klopp causou desde sua chegada ao Liverpool.

"A chegada de Jürgen Klopp será lembrada daqui a 50 anos como um divisor de águas para o Liverpool. Não que o clube não fosse grande antes da chegada dele. Estamos falando de um time que havia vencido a Liga dos Campeões cinco vezes. Quando Klopp chegou, o Liverpool havia vencido uma Champions em 2005, chegou à final em 2007 e batia na trave na liga inglesa. Ele transformou o time em um que sempre disputa o título e o transformou até em termos de jogo", comentou Duarte.

Jamil citou uma matéria do jornal francês L'Équipe para comentar sobre os salários de Klopp e Guardiola. "O campeão ainda é o Simeone, com 3,5 milhões de euros por mês. Guardiola é o segundo, com 1,8 milhão de euros/mês, e Klopp é o terceiro, com 1,4 milhão de euros/mês. Estamos falando de dois dos três maiores salários entre os técnicos", disse. Julio completou: "E merecem ser dois dos mais valiosos técnicos do mundo."

O colunista do UOL mostrou como o jogo deste domingo será uma espécie de tira-teima entre Klopp e Guardiola. "Será o 23º jogo entre eles. O Guardiola já é o técnico que o Klopp enfrentou mais vezes, mas o Klopp não é o treinador que o Guardiola mais vezes enfrentou - ele jogou 25 vezes contra o José Mourinho. São nove vitórias para cada lado, com quatro empates. Só esses dados já mostram o tamanho do Klopp", comentou Julio, frisando que são poucos os técnicos com vantagem ou equilíbrio no confronto com Guardiola.

Apesar de ser considerado um dos maiores treinadores da história, Guardiola carrega um peso em seus ombros: o de nunca ter levado o Manchester City à conquista da Liga dos Campeões, mesmo com os maciços investimentos do clube na contratação de jogadores. O Liverpool, com orçamento mais 'modesto' do que o rival, tem feito participações mais marcantes no torneio continental. Outro mérito de Klopp, na visão de Duarte.

"Essa coisa de ele nunca ter conseguido levar o Manchester City ao titulo da Champions está começando a incomodar um pouco. A derrota para o Chelsea [1 a 0 na final da última edição] doeu e deu uma descompensada nos torcedores. O trabalho dele na liga inglesa é incontestável, mas ele não ganhou a Champions. Se há algo que possa ser criticado nele, é essa gaguejada que o City sempre dá na hora de decidir na Europa", opinou o jornalista.

Para Jamil, a rivalidade entre as duas equipes não afetou o relacionamento cordial entre os treinadores. "Os estilos são diferentes, mas eles dizem que são muito amigos. Recentemente, o Guardiola disse que o Klopp o faz ser melhor técnico e o inspirava. O Klopp chegou há alguns anos chutando a porta e mudando, pelo menos, as coletivas de imprensa", disse.

Duarte frisou que Klopp é uma figura marcante não apenas em campo. "Ele é um cara especial, que joga muito com a torcida. Klopp também é muito crítico com assuntos fora do campo, algo que jogadores e treinadores passam em branco. Ele falou contra o Brexit [a saída do Reino Unido da União Europeia], dá uns toques na questão dos oligarcas no futebol. É muito antenado e tem muito carisma. Estou para ver um treinador que tenha se encaixado tanto ao clube como ele", concluiu.

O Manchester City lidera o Inglês com 73 pontos, apenas um a mais do que o Liverpool. Ambos venceram seus compromissos no meio da semana pelas quartas de final da Liga dos Campeões: os Citizens fizeram 1 a 0 no Atlético de Madri em casa; já os Reds visitaram o Benfica e voltaram de Portugal com uma vitória por 3 a 1. Os duelos de volta serão realizados na próxima semana.

Ouça o podcast Futebol sem Fronteiras e confira também como a rivalidade entre Liverpool e Manchester City mexe com as duas cidades, embora ela não seja do mesmo tamanho do que contra o Manchester United.

Não perca! Acompanhe os episódios do podcast Futebol sem Fronteiras todas as quintas-feiras às 16h no Canal UOL.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as? plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir Futebol Sem Fronteiras, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts e Youtube —neste último, também em vídeo.