Topo

Fortaleza

Fortaleza luta, mas é derrotado pelo Colo-Colo em estreia na Libertadores

Moisés, do Fortaleza, tenta fazer a jogada durante jogo contra o Colo-Colo, válido pela Libertadores - Kely Pereira/AGIF
Moisés, do Fortaleza, tenta fazer a jogada durante jogo contra o Colo-Colo, válido pela Libertadores Imagem: Kely Pereira/AGIF

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

07/04/2022 20h55

O Fortaleza estreou, nesta quinta (7) na Libertadores, com derrota. A equipe brasileira foi superada por 2 a 1 pelo Colo-Colo, no Castelão. Os gols chilenos foram marcados por Lucero e Solari, enquanto Renato Kayzer descontou para os brasileiros. O time do Chile lidera a chave ao lado do River Plate-ARG, que venceu ontem (6), o Alianza Lima-PER

Ao longo dos 90 minutos, os chilenos souberam se portar melhor e saíram com os três pontos. O Fortaleza começou mal a partida e só se encontrou após substituições feitas na metade do segundo tempo.

O Fortaleza agora se prepara para o Campeonato Brasileiro. A estreia no torneio acontece no próximo domingo (10), diante do Cuiabá, em casa. O próximo compromisso pela Libertadores será fora de casa, diante do River Plate. O jogo será na próxima quarta (13).

Quem foi bem: Lucero e Solari

Foram os dois jogadores mais influentes do ataque chileno na partida disputada no Castelão. O atacante Lucero esteve por toda parte e confundiu a zaga adversária com a movimentação, passes e finalizações. Solari, meio-campo, foi o cérebro da equipe em campo e ditou a intensidade dos chilenos - também foi premiado com um gol.

Quem foi mal: Zé Welison

O volante do Fortaleza não conseguiu seguir com as boas atuações que vinha tendo com a camisa do Fortaleza. Ineficiente na saída de bola, o volante também teve dificuldades na marcação, especialmente no primeiro tempo. Após as mexidas de Vojvoda, ele seguiu destoando sem colaborar tanto com a dinâmica de jogo do Leão do Pici.

Jogo do Fortaleza: acanhado pelo adversário com melhora no fim

Desde o início da partida, o Tricolor não conseguiu encaixar uma saída de bola com qualidade. Os volantes ficaram isolados e a equipe usou bastante a bola longa - sem tanto sucesso. A posse de bola, ainda que maior em períodos da partida, foi ineficiente. Após as mudanças de Vojvoda, a equipe melhorou e até marcou gol, mas não conseguiu mudar a partida.

Jogo do Colo-Colo: mais experiente e inteligente

Com jogadores mais experientes em jogos de Libertadores, o Colo-Colo soube se impor. A equipe adversária conseguiu sufocar o Fortaleza em seu campo e, quando tinha a bola, era bastante vertical. Foi com essa receita que a equipe conseguiu marcar os dois gols e controlar a partida.

BENEVENUTO!

Foi o Colo-Colo quem tomou as primeiras ações ofensivas da partida. Marcando pressão, os chilenos incomodaram bastante a saída do Fortaleza. Aos nove minutos, Solari recebeu cruzamento e acertou um belo chute. A bola passou de Walef, mas Marcelo Benevenuto salvou o gol em cima da linha, de cabeça!

Colo-Colo melhor

A equipe chilena teve a melhor chance e dominou o início do jogo. Além de Solari, Leo Gil e Lucero tiveram chances para abrir o placar.

Festa da torcida

Os torcedores do Fortaleza não decepcionaram e fizeram uma linda festa na estreia da equipe na Copa Libertadores. Os torcedores foram orientados a usar coletes e montar um "mosaico permanente" - que durou por todo o primeiro tempo.

Fortaleza equilibra, mas Colo-Colo marca

A energia da torcida deu um gás a mais para a equipe no campo. Criando pelo lado esquerdo, o Leão do Pici teve duas chances com Moises, sem tanto perigo, mas demonstrava uma postura melhor dos brasileiros em campo.

Contudo, o Colo-Colo não se abateu. Numa saída rápida, Lucero recebeu belo passe na área e bateu cruzado para abrir o placar da partida.

Colo-Colo marca o segundo

A equipe chilena voltou e continuou dominando a partida. Três minutos após o reinício da partida, o Colo-Colo roubou no campo ofensivo, Leo Gil recebeu passe de Lucero e cruzou rasteiro. A bola encontrou Solari, do outro lado, finalizar com perfeição e marcar o segundo gol.

Fortaleza na bronca

O time do Fortaleza reclamou de pênalti em lance envolvendo Moises. O jogador arrancou em velocidade, escapou da marcação, mas foi alcançado por Fuentes. Os jogadores dividiram a bola e o brasileiro foi ao chão, sem falta, na opinião do árbitro da partida. Sem VAR, lance não foi revisto.

Brasileiros buscam o gol e chilenos esfriam a partida

Com dois gols de desvantagem, o Fortaleza tentou pressionar e passou a incomodar mais os adversários. Moises, Capixaba e Romero perderam chances. Do outro lado, a equipe do Colo-Colo buscava cadenciar a partida e, sempre que possível, retardavam o reinício da partida.

Renato Kayzer coloca fogo no jogo

Pouco depois de entrar, o atacante do Fortaleza deu novo ânimo ao jogo. Coube ao centroavante marcar o primeiro gol da história da equipe na Libertadores. Pikachu mandou na área e o camisa 9 se jogou na bola para marcar.

"No abafa"

Após marcar o gol, os brasileiros foram com tudo buscar o empate. O Colo-Colo fez alterações e se fechou, esperando a pressão dos brasileiros. Yago Pikachu e Felipe finalizaram, mas pararam no goleiro.

O Colo-Colo abusou da cera nos minutos finais da partida. Emiliano Amor, zagueiro da equipe chilena, foi um dos punidos por retardar o reinício da partida. No lance seguinte, fez falta e tomou o segundo amarelo e foi expulso.

Na cobrança da falta, aos 48 do segundo tempo, Benevenuto acertou a trave na cabeçada e, no rebote, finalizou com força e raiva, mas a bola subiu e foi para longe do gol.

FICHA TÉCNICA
FORTALEZA 1 X 2 COLO-COLO (CHI)

Motivo: Fase de Grupo da Libertadores, 1ª rodada
Data e hora: 7 de abril de 2022 (quinta), às 19h (de Brasília)
Local: estádio Castelão, em Fortaleza (CE), Brasil
Árbitro: Andrés Cunha (URU)
Auxiliares: Pablo Llarena (URU) e Richard Trinidad (URU)
Cartão Amarelo: Titi, Lucas Lima, Moises, Zé Welison (FOR); Cortés, Gabriel Costa, Suazo, Amor (COL)
Cartão Vermelho: Amor (COL)
Gols: Lucero, 37'/1ºT; Solari 3'/2ºT, Renato Kayzer 24'/2ºT

FORTALEZA: Max Walef; Landázuri, Marcelo Benevenuto, Titi (Ceballos), Yago Pikachu; Zé Welison, Hércules (Felipe), Juninho Capixaba (Lucas Crispim), Lucas Lima (Romarinho); Moises, Silvio Romero (Renato Kayzer). Técnico: Juan Pablo Vojvoda

COLO-COLO: Cortés; Opazo, Falcón, Amor, Suazo; Fuentes, Pavez, Leo Gil (Zaldivia), Solari (Christian Santos), Gabriel Costa (Villanueva); Lucero (Bolados). Técnico: Gustavo Quinteros

Fortaleza