Topo

Fifa nega boatos de que aumentaria tempo dos jogos da Copa para 100 minutos

Gianni Infantino durante o 72º congresso da Fifa em Doha, no Qatar - Franck Fife/AFP
Gianni Infantino durante o 72º congresso da Fifa em Doha, no Qatar Imagem: Franck Fife/AFP

Do UOL, em São Paulo

06/04/2022 14h44

Classificação e Jogos

Em comunicado oficial, a Fifa negou os rumores de que aumentaria o tempo dos jogos da Copa do Mundo de 90 para 100 minutos. Atualmente, as partidas são disputadas em dois tempos de 45 minutos de duração, mais acréscimos.

"A partir de alguns relatos e rumores divulgados hoje, a Fifa gostaria de esclarecer que não haverá alterações nas regras sobre a duração das partidas de futebol a Copa do Mundo de 2022 ou qualquer outra competição", informou a entidade máxima do futebol.

Os boatos surgiram a partir da interpretação distorcida de uma matéria do jornal italiano 'Corriere dello Sport'. A publicação indicava que o presidente da entidade, Gianni Infantino, queria acabar com o tempo em que a bola "não está rolando" para que otimizar o espetáculo em campo.

Para acrescentar mais tempo às partidas, a mudança teria que ser aprovada pelo IFAB, órgão que regulamenta as regras do futebol, em um extenso processo. "Para que uma regra seja alterada, o IFAB e todos os seus órgãos envolvidos no processo decisório devem estar convencidos de que a mudança beneficiará o jogo", informa a associação, em seu site.

A Copa do Mundo de 2022 será realizada no Qatar, entre 21 de novembro e 18 de dezembro. Sonhando com o hexacampeonato, o Brasil está no Grupo G e encara Camarões, Sérvia e Suíça na primeira fase do torneio.