Topo

Galvão vê caminho complicado para Brasil na Copa do Mundo: 'Só pedreira'

Galvão Bueno (Reprodução/TV Globo). - Reprodução / Internet
Galvão Bueno (Reprodução/TV Globo). Imagem: Reprodução / Internet

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/04/2022 00h10

Classificação e Jogos

Durante a apresentação do programa 'Bem, Amigos' desta segunda-feira, 04, Galvão Bueno ficou preocupado e - ao mesmo tempo - motivado com a possível sequência que a seleção brasileira poderá enfrentar na Copa do Mundo de 2022. De acordo com o apresentador, os comandados do técnico Tite terão 'só pedreira' e não poderão escapar dos grandes confrontos.

"Eu espero que o Brasil vá se tornando mais forte com esses jogos iniciais, já que depois é só pedreira. O Brasil não vai se livrar de confrontos com a chave H, de Portugal e Uruguai, sendo que ainda tem Gana. Se passar, não tem como escapar de Espanha ou Alemanha nas quartas de final. Brasil e Alemanha jogaram só duas vezes em Copas do Mundo, na final de 2002 e nas semifinais de 2014. Depois, veja só na semifinal de 2022, pode ser a Argentina, que deve ser a primeira do grupo dela, passando - de acordo com a simulação - pela Holanda nas semifinais. Eu nunca vi um caminho tão complicado em uma Copa do Mundo. Encarando, ainda, a Inglaterra ou a França em uma possível final", disse Galvão.

Para o comentarista Paulo César Vasconcellos, tal sequência ligaria o alerta da seleção. Afinal, a mesma foi eliminada por adversários da Europa nas últimas edições, desde o título em 2002. "Nas últimas Copas, o Brasil foi eliminado sempre por europeus. França em 2006, Holanda em 2010, Alemanha em 2014 e Bélgica em 2018. De acordo com essa simulação [feita por comentaristas da Globo, logo após o sorteio dos grupos do Mundial], a gente pegaria europeu logo nas quartas de final. Ou, quem sabe, até nas oitavas [se Portugal passar em segundo no Grupo H]", ressaltou.

O Brasil está no Grupo G do Mundial, considerado por muitos como um dos mais complicados do torneio, ao lado de Sérvia, Suíça e Camarões. Para o ex-jogador Kaká, campeão mundial em 2002, a dificuldade inicial em uma competição de 'tiro curto' pode ser benéfico para o elenco brasileiro. "Eu não achei ruim ser o 'Grupo da Morte' em 2010, força você a entrar muito mais focado na competição. É importante. Esse de agora é um grupo difícil, mas não impossível. Eu gostei", finalizou. Segundo o narrador Milton Leite, se "o Brasil não passar em primeiro neste grupo, não pode aspirar ganhar a Copa do Mundo". Tite e companhia estreiam às 16h do dia 24 de novembro contra os sérvios.