Topo

Fla volta a Lima longe das glórias e luta para brecar crise após fracassos

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/04/2022 04h00

Longe das glórias que marcaram a vida do clube nos últimos anos, o Flamengo tenta resgatar em suas próprias memórias as boas lembranças que podem ajudar o time a estancar uma crise que se instalou na Gávea.

Após perder o Carioca para o Fluminense, o Rubro-negro volta suas atenções para a Copa Libertadores. Hoje (5), a equipe encara o Sporting Cristal (PER), às 21h30 (de Brasília), no estádio Nacional de Lima. De volta à capital peruana pela primeira vez desde a consagração na edição de 2019, os rubro-negros regressa à cidade da épica decisão contra o River Plate sem a confiança de antes e sob fortes questionamentos.

O grupo super campeão pelo Fla se vê em xeque após somar nada quatro vice-campeonatos consecutivos — Libertadores e Brasileirão (ambos em 2021), Supercopa do Brasil e Carioca (este dois nesta temporada) — e a pressão cresce à medida que os resultados não aparecem em campo. Para piorar, o desempenho decepciona e amplia o desgaste.

Contratado para reformular o elenco, Paulo Sousa sente de perto a dimensão do problema e encara resistências. O português recebeu voto de confiança da direção, mas sabe que precisa de uma reação imediata.

"É uma equipe campeã em 2019, já tem alguns anos. O Marcos Braz e o Bruno Spindel me contrataram sabendo da minha metodologia, da minha liderança, acreditaram em mim. O fato é que tenho as minhas convicções, as minhas ideias, o meu modo de trabalhar. Todos os resultados positivos fazem com que o processo seja mais rápido. Infelizmente, não foi assim nessas duas finais", disse o português.

O ambiente no Ninho do Urubu é pesadíssimo e os desentendimentos entre Sousa e os jogadores vieram à tona essa semana. Como consequência, os bastidores da Gávea fervem com cobranças ao presidente Rodolfo Landim, que se vê mais acuado ante cobranças de conselheiros.

Na mira de opositores, Marcos Braz, vice-presidente de futebol, ficou no Rio de Janeiro para seguir com alguns processos que estavam iniciados. O empréstimo do lateral esquerdo Ramon ao Red Bull Bragantino está sendo finalizada e o clube estuda uma alternativa para antecipar o fim de contrato de Renê.

O comando do futebol está sendo muito cobrado e o campo irá ditar os rumos do Fla nos próximos dias. A expectativa de Braz reside no fato de que os reforços contratados possam apontar para a construção de um novo time que recoloque as coisas nos trilhos:

"Acredito muito que os jogadores que chegaram, seja o Pablo, o Ayrton Lucas, o Santos, o Marinho e o Fabrício Bruno, são jogadores que vão remodelando e ajustando esse grupo. Tenho certeza que a gente vai encontrar os caminhos das vitórias e teremos um final de ano melhor que o começo. Essa retórica de falta de comando vem sempre quando os resultados não acontecem. O Paulo tem todo nosso apoio, a gente confia. Temos de aprender a conviver, só os resultados positivos fazem essa retórica ir embora. Não adianta dar desculpa, temos de enfrentar os resultados que não foram bons nas finais".

Em busca de um recomeço, o Rubro-Negro tenta se apegar a memórias felizes do passado para se reencontrar dentro e fora de campo, e Lima pode ser o ponto de partida para a virada.

FICHA TÉCNICA:

SPORTING CRISTAL x FLAMENGO
Competição: Copa Libertadores - Primeira rodada do Grupo H
Local: Estádio Nacional, em Lima (PER)
Data e horário: 5 de abril de 2022 (terça-feira), às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Jhon Ospina (COL)
Assistentes: Alexander Guzmán (COL) e Wilmar Navarro (COL)
SPORTING CRISTAL: Duarte; Madrid, Chávez, Merlo e Loyola; Castillo, Calcaterra e Yotún; Ávila, Gonzales e Liza. Técnico: Roberto Mosquera

FLAMENGO: Hugo Souza; Rodinei, Fabrício Bruno, David Luiz, Filipe Luís; Willian Arão, João Gomes, Éverton Ribeiro e Lázaro; Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Paulo Sousa. Técnico: Paulo Sousa

  • Assista ao UOL News Esporte e veja mais comentários de Vítor Guedes e Léo Burla sobre a crise no Flamengo: