Topo

Fla é informado sobre manutenção de jogo minutos após partida ser cancelada

 Toque de recolher após protestos suspende jogo do Flamengo no Peru  - Flamengo
Toque de recolher após protestos suspende jogo do Flamengo no Peru Imagem: Flamengo

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/04/2022 20h00

O Flamengo viajou até Lima (PER) para enfrentar hoje (5) o Sporting Cristal, às 21h30 (de Brasília), pela Libertadores, mas o toque de recolher determinado por Pedro Castillo, presidente do Peru, fez o país mergulhar em incertezas. A Conmebol entrou em cena, negociou com as autoridades locais e conseguiu confirmar a realização do duelo com portões fechados.

Horas depois, o Instituto Peruano de Esportes determinou o cancelamento, mas a decisão caiu em questão de instantes com a revogação do estado de emergência. Assim, o duelo foi confirmado para 22h. O Rubro-Negro já está a caminho do estádio.

Em meio a protestos da população, que se queixa da alta dos combustíveis e dos fertilizantes, Castillo determinou que a população não saia de casa e declarou estado de emergência. Neste cenário, a Conmebol botou seu time em campo e convenceu as autoridades peruanas de a única alternativa viável seria fechar os portões. Os dirigentes do Cristal não se opuseram, mas ainda tentaram ter seus torcedores presentes.

Os dirigentes da Conmebol quebraram a cabeça para definir a logística e viram essa saída como a única possível para que não houvesse danos aos clubes. Em caso de adiamento, a entidade teria de encaixar o jogo em um calendário que já está para lá de apertado com a Copa do Mundo do Qatar, que será disputada no fim do ano.

Foi ventilada a hipótese de remarcação do jogo para esta semana, mas a instabilidade política falou mais alto e a tentativa é de alcançar um meio termo. De acordo com o decreto aprovado pelo Conselho de Ministros, ficou estabelecida a "imobilidade dos cidadãos".

A delegação do Flamengo desembarcou em Lima na madrugada de ontem (4). O time seguiu programação normalmente e foi para campo treinar.

A Conmebol também precisa entender o que fazer com outro jogo da Libertadores marcado para Lima nesta semana. A capital peruana deveria receber o duelo entre Alianza Lima e River Plate, marcado para o mesmo local, o estádio Nacional.

A entidade também tem compromissos com os detentores dos direitos de transmissão da Libertadores, e a estreia do Flamengo é, obviamente, um grande chamariz para programação. Esse é mais um motivo para tentar viabilizar a realização da partida hoje.